Leasing ou Consórcio para a compra do seu carro?

Publicado em: 22/06/2011

O financiamento não é a única forma de comprar um carro a prazo. O mercado oferece também o leasing e o consórcio, que podem ser bom negócio para você.

Leasing

O leasing não é a rigor um financiamento, mas sim uma espécie de aluguel, no qual quem aluga tem a opção de comprar o bem ao fim do contrato. Na prática, é o banco que compra o automóvel, que fica em seu nome enquanto o arrendatário pagar um aluguel mensal por um período pré-determinado – pelo menos dois anos. Esse “aluguel” pode ser mais barato que os juros do financiamento em alguns casos, tornando o leasing uma opção mais interessante, embora com algumas restrições.

O prazo não pode ser inferior a 2 anos e não é comum ultrapassar 5 anos. O contrato pode ser feito adotando-se parcelas fixas em real (não reajustadas) ou parcelas pós-fixadas (reajustadas) em dólar ou TR. No Brasil muitas pessoas têm suas reservas em relação ao leasing devido à desvalorização cambial ocorrida no final da década de 1990.

A grande desvantagem é que, como o automóvel fica no nome do banco, em caso de atraso nas parcelas, o cliente pode perder o bem mais facilmente.

Consórcio de Automóveis

O consórcio de automóveis é uma invenção brasileira. Ele consiste em um grupo de pessoas que se une para pagar um valor mensal por uma quantidade de meses previamente determinada e adquirir o veículo. A grande vantagem do consórcio de automóvel é que não há juros. Você define o valor do veículo que planeja comprar e divide o plano em até 70 meses. A principal característica do consórcio é que a contemplação acontece por meio de lance ou sorteio. É possível utilizar até 25% do valor do crédito para dar de lance e ser contemplado antecipadamente ou ficar dependendo da sorte para ser contemplado nos sorteios mensais. De qualquer maneira o consorciado recebe a carta de crédito corrigida monetariamente no final do plano/grupo para adquirir o seu carro novo ou usado de qualquer marca ou modelo.

Vantagens do Consórcio

  • Sem Juros, Sem entrada, Sem parcelas intermediárias.
  • Taxas menores e menos burocracia que o financiamento.
  • Para participar não é necessário avalista e nem a comprovação de renda.
  • Várias opções de créditos e parcelas que cabem no seu orçamento.
  • Prestações são menores que o financiamento tradicional.
  • Ao ser contemplado, você pode usar a carta de crédito para adquirir seu carro, novo ou usado, de qualquer marca ou modelo.

Faça uma simulação e compare! Consórcio é mais barato!


Veja mais notícias