Guia passo a passo para você adquirir seu carro com um consórcio online

Publicado em: 12/12/2017
Guia passo a passos para você adquira seu carro com um consórcio online

Comprar pela internet é forma de facilitar e agilizar a vida do consumidor. Se hoje milhares de produtos são adquiridos via online, por que com a sua cota de consórcio tem de ser diferente?

Comprar um carro com um consórcio online busca otimizar o processo, sem perder tempo ou oportunidades, tudo ao alcance de um clique! Assim, você já pode simular pela internet, a compra de um carro novo ou seminovo, da marca, cor ou modelo que preferir.

Guia para comprar um consórcio online

Aprenda como fazer o melhor negócio na hora de comprar um carro. O consórcio online é a opção certa!
 
1-Como funciona
O consórcio é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas – físicas ou jurídicas, que em grupo, tem a finalidade de formar uma poupança para a aquisição de bens ou serviços. Todas as etapas são realizadas com a ajuda de uma administradora de consórcios. Por isso, é importante ter o cuidado na hora de escolher a sua. Consulte mais informações no site do Banco Central, que divulga com frequência, o ranking de administradoras com reclamações reguladas, reguladas procedentes e não reguladas para ajudar na sua adesão.

Com o objetivo bem definido, o consorciado passa a ter o valor do bem diluído em um prazo predeterminado. Ao longo desse período, contribui com valores mensais correspondentes ao bem, conforme contrato de adesão e plano disponível.

Essa poupança forçada que se forma, junta-se às demais, constituindo um fundo comum. Mensalmente, a administradora destina esse valor para a contemplação dos participantes, por sorteio ou lance.

A participação individual é identificada por um número, fornecido pela própria administradora. Nada impede que o mesmo consorciado tenha mais de uma cota por grupo. Entretanto, é preciso consultar as regras com a sua administradora.

Então, assim que contemplado com a carta de crédito, o consorciado, em dia com os pagamentos, poderá comprar o automóvel seminovo ou zero quilômetro, da marca, cor ou modelo que sempre desejou.

2-Características do consórcio
- Parcelamento integral;
- Diversidade de prazos para pagamento;
- Poder de compra à vista;
- Possibilidade mensal de obter crédito por sorteio;
- Flexibilidade de escolha e do uso do crédito;
- Acelerar a contemplação com a oferta de lances.

Vale lembrar que o consórcio é mais indicado para quem não tem pressa ou não necessita imediatamente do bem. É aconselhado para comprar o 1º automóvel, trocar o usado por um zero quilômetro ou ainda, renovar a frota de veículos da empresa.

Como não há uma data específica para ocorrer a contemplação, é importante manter a calma e a paciência, uma vez que serão os sorteios, os responsáveis pela sua sorte. Todas as características do sistema de consórcio deverão estar presentes no contrato, como: valor contratado, prazo de pagamento, entre outros. Por isso, é importante ler com atenção, todas as cláusulas presentes no documento.

Consórcio de carros online
O consórcio de carros online funciona da mesma forma que um consórcio tradicional. A diferença é que você pode escolher tudo pela internet até a finalização da compra. Mais prático e rápido, as compras online passaram a ser fundamentais no dia a dia de quem preza pela comodidade em função do tempo mais escasso ao buscar novos investimentos.

Quando se trata de consórcio, essa modalidade de compra apresenta uma série de bens, planos e parcelas. Por isso, avaliar tudo de perto e sem sair de casa é uma vantagem e tanto.
 
3-Simulador de consórcio
Para facilitar a escolha, é possível simular um consórcio com o valor do automóvel que pretende adquirir. Entre tantos planos a serem apresentados, você pode escolher aquele que atenda os seus objetivos, sem sobrecarregar o orçamento, uma vez que não há parcelas intermediárias ou incidência de juros. Confira na sequência o passo a passo para fazer uma simulação:

- Acesse o simulador do Consórcio de Automóveis;
- Escolha a opção: “Crédito” ou “Parcela”;                                
- Ao clicar no botão seguinte, arraste-o para o valor do carro desejado e continue;
- Preencha os campos em branco com os seus dados pessoais para aprimorar o atendimento.

Pronto! Agora é só adquirir a sua cota de consórcio e aguardar pela contemplação, que pode ocorrer a qualquer momento ou ainda, antes do término do grupo.
 
4-Facilidades da compra online
Ao escolher a melhor forma de atendimento, seja para a compra online ou para esclarecer suas dúvidas, assim que se tornar um cliente poderá contar com mais facilidades, como: gerar 2ª via do boleto, acompanhar as assembleias ao vivo, ofertar lance, consultar todos os canais de atendimento e conferir todas as informações necessárias para quando houver a contemplação.
 
5-Oferta de lance
Entre as vantagens exclusivas de comprar consórcio de carros online é que você pode ofertar um lance pela internet também, que deve ocorrer até às 23h59 (horário de Brasília) do dia anterior à assembleia. O lance contribui para antecipar o recebimento da carta de crédito. Veja o passo a passo:

- Para acessar o “Meu Consórcio”, informe o tipo de acesso, seja pelo CPF / CNPJ ou Grupo / Cota com a respectiva senha;
- Escolha a cota que deseja ofertar lance e clique no "flag" verde;
- Ao clicar em “Serviços”, siga para “Ofertar Lance”. Se desejar ofertar lance livre atente-se para o valor / lance máximo do seu grupo; e para lance fixo verifique os percentuais disponíveis, 50% e/ou 25% de acordo com o seu grupo;
- Selecione o tipo de lance – livre ou fixo conforme as regras do seu grupo;
- Escolha como utilizará o valor, caso seja contemplado. É possível reduzir o prazo do plano ou abater o valor das parcelas;
- Na sequência, faça uma ou mais simulações, sempre que achar necessário, para descobrir como ficará a oferta do seu lance. Assim, que estiver de acordo, confirme ou cancele, caso seja necessário realizar alterações. Pronto! Com lance ofertado, é hora de aguardar.
 
6-Planejamento e Disciplina
O consórcio incentiva e estimula a disciplina de quem faz parte desse sistema de compra programada. Afinal, todos querem ser contemplados o quanto antes. Para isso, é preciso estar em dia com os pagamentos mensais, que podem ser previamente escolhidos com base na simulação e no contrato de adesão, evitando assim, surpresas indesejadas.

Mesmo que os planos sejam atraentes e as parcelas mais acessíveis, é importante certificar-se sobre o verdadeiro interesse, uma vez que os prazos são maiores nesse sistema de compra que envolve um compromisso maior perante a disponibilidade financeira.

Em grupo, tudo fica mais fácil! Poupar quando outras pessoas buscam a realização do mesmo objetivo torna-se um incentivo a mais para manter a disciplina. Além disso, o consórcio proporciona o poder de comprar à vista, com a carta de crédito em mãos. Dessa forma, aproveitar as ofertas do mercado e conseguir excelentes descontos são algumas das vantagens oferecidas.

Sem a incidência de juros, o consórcio é bem diferente de um financiamento, no qual empresta-se dinheiro para a compra do bem. Nesse caso, o consórcio é um facilitador para quem não tem o valor total para pagamento à vista e necessita de uma ajuda para economizar mais dinheiro e adquirir um bem ao mesmo tempo. Por isso, conta somente com a taxa de administração, que é diluída durante todo o plano de consórcio, sem sobrecarregar as parcelas mensais ou as próprias finanças.

Faça uma simulação de consórcio com os valores mais interessantes para o seu bolso e confira todas as vantagens disponíveis. Acesse a ferramenta de simulador e realize quantas simulações achar necessário para o seu próximo investimento! 
 

Veja mais notícias