Governo lança programa para reduzir número de acidentes

Publicado em: 01/10/2012

Hoje, durante o programa “Café com a presidente”, a presidente Dilma Rousseff disse que o governo deseja reduzir os acidentes de trânsito em todo o país com o lançamento do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, o Parada. A intenção é mudar o comportamento dos motoristas.

Segundo a presidente, o índice de mortes no trânsito é devastador e o governo quer reduzir o número de vítimas. “Os acidentes de trânsito se tornaram uma epidemia. O mais triste é que, no Brasil, metade das vítimas é formada por jovens, com idade entre 15 e 39 anos.”, explicou.

A presidente acredita que é possível alterar o quadro convocando artistas, atletas, empresários, prefeitos e governadores de todo o Brasil para participar do Parada.

O plano será realizado por meio de uma campanha de conscientização com a parceria da Federação Internacional de Automobilismo e a intenção é evitar que os motoristas dirijam em alta velocidade e que peguem o volante após beber.

As estradas também ganharão investimentos de acordo com a presidente. Dilma afirmou que serão aplicados R$ 42 bilhões para duplicar e modernizar mais de 7.500 km de rodovias. Além disso, quase R$ 40 bilhões já estariam sendo investidos para melhorar o transporte coletivo nos grandes centros urbanos.

Dilma acredita que ainda seja necessário mudar a legislação para punir com mais rigor quem adota comportamentos de risco no trânsito.

Deverão ser reforçadas também as campanhas de educação no trânsito e as ações de fiscalização deverão ganhar apoio. A presidente afirmou que até o final deste ano, 1 milhão de bafômetros começarão a ser distribuídos no país para auxiliar o trabalho dos Detrans.


Veja mais notícias