Financeiras elevam taxa de juros de automóveis

Publicado em: 03/05/2010

Seguindo a elevação na taxa básica de juros (Selic) realizada pelo Copom (Comitê de Política Monetária) nesta semana, o financiamento de automóveis já começa a ficar mais caro. Até segunda-feira (3) a taxa de juros deve se alinhar entre 1,4% e 1,42% ao mês, de acordo com a expectativa do economista da agência de Varejo Automotivo MSANTOS, Ayrton Fontes.

Na quarta-feira (28), o Copom elevou a Selic em 0,75 ponto percentual, de 8,75% ao ano, taxa mantida há nove meses (desde julho de 2009), para 9,50%. Fonte afirma que, no momento, bancos e financeiras vivem um “braço de ferro muito grande”. Por um lado, está a necessidade de aumentar as taxas. Por outro, o receio de aumentar mais que os concorrentes e perder participação neste que é um dos mercados mais lucrativos para eles.

“O Itaú quer mandar a liderança, acompanhado da BV Financeira (pertencente ao Grupo Votorantim). O HSBC (que comanda a Losango) também entrou pesado nesse segmento”, afirmou Fontes. O especialista afirma que o Itaú divulgou antecipadamente sua mudança na tabela – de 1,31% a.m. para 1,48%, nos financiamentos em 60 vezes. Já o HSBC aumentou de 1,29% para 1,39 a.m.

“Todos devem divulgar suas novas tabelas até segunda-feira (3), exceto o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que devem manter suas taxas a pedido do governo, que sempre quer dar exemplo ao mercado”, afirmou.

Como exemplo, o economista cita um financiamento de um automóvel no valor de R$ 25 mil, em 60 vezes. O valor final pode ficar até R$ 1.200 maior, com a elevação das taxas.


Veja mais notícias