Fiat lança geração renovada do Uno

Publicado em: 05/05/2010

A Fiat lançou nesta terça-feira (4) o novo Uno, a segunda geração de um jovem que completa 26 anos no Brasil entre os cinco mais vendidos do país desde seu lançamento. O carro ganhou novas linhas e não vai matar, logo de cara, o Mille que está no mercado. O lançamento ocorre na Bahia.

Com apoio de design da matriz italiana, a Fiat redesenhou o Uno tendo como base o Panda europeu – um tipo de irmão menor do Idea que é vendido aqui. No Brasil, o Uno virá em três versões, com opções de motor variando do 1.0 ao 1.4 flex.

A Fiat não divulgou os preços, mas o novo Uno deve partir de R$ 26 mil para a versão mais básica, a Vivace, de duas portas. A versão Attractive vem com quatro portas e desenho mais urbano, motor 1.4 e preço estimado em R$ 31 mil. O modelo Uno Way (R$ 35 mil) é mais aventureiro, com molduras laterais, barras de bagageiro no teto e rodas esportivas.

Desde seu lançamento, o Uno Mille nunca teve uma reforma tão drástica. Elas se limitaram, por exemplo, a mudanças estéticas, como faróis, para-choque, portas, painel, etc. Dessa vez, o Uno abandonou, inclusive, sua plataforma original para ser construído sobre a base do Palio.

Isso significa um pouco mais de espaço na cabine (a distância entre-eixos da roda dianteira à traseira foi de 236 cm para 237 cm). O comprimento do carro foi de 369 cm para 377 cm, a altura subiu de 145 cm para 149 cm e sua largura foi de 155 cm para 164 cm. Pode não parecer muito quando colocados só os números, mas o espaço interno ficou maior.

Em 26 anos de vida, foram mais de 2,74 milhões de unidades vendidas, em diversas modalidades, por exemplo, financiamento, leasing, consórcio de automóveis, á vista, no Brasil e 504 mil exportadas. A produção está perto de atingir 3 milhões de unidades, de um modelo que agora abandonou de vez a chance de aposentadoria.

 


Veja mais notícias