Férias chegando! 9 cuidados antes de pegar a estrada

Publicado em: 22/12/2017
Todo o cuidado é pouco antes de pegar a estrada

Dezembro e janeiro são os meses que representam festas, comemorações e para alguns as tão esperadas férias! Essa época, que faz recorde nas estradas já que milhares de brasileiros viajam em busca de diversão e descanso, também é propícia para acidentes rodoviários, além de panes no veículo pelo caminho.

Por isso, todo o cuidado é pouco antes de pegar a estrada. Dirigir com atenção, manter distância do veículo a frente e respeitar as leis de trânsito são fatores imprescindíveis para uma viagem tranquila. Mas para garantir ainda mais segurança, a precaução já deve começar bem antes de sair de casa: com a revisão do carro!  

Garanta uma viagem divertida, livre de imprevistos e surpresas desagradáveis. Se liga nas dicas abaixo sobre alguns dos cuidados básicos com seu carro:

1. Planejamento

Leve consigo a documentação, incluindo o contato do seu seguro de auto. Pesquise a rota e sobre a condição das estradas e rodovias pelas quais vai passar. Uma dica é utilizar aplicativos como o Waze para traçar o seu caminho e ajudar a monitorá-lo.

2. Confira o óleo

Quanto falta para a próxima troca de óleo? Ela vai acontecer durante a viagem? É recomendável fazer essa conta. Caso a quilometragem limite para o óleo seja alcançada durante as férias, pode ser melhor fazer a troca antes. Aproveite para checar se todos os filtros estão em ordem, se o carro tem algum farol queimado e se as paletas estão em bom estado – quando gastas, além de não limpar corretamente, ainda colaboram para que o para-brisa fique mais sujo.

3. Calibre os pneus

Pneus descalibrados são um grande fator de risco. Se estão muito baixos, aumentam o desgaste do automóvel. Se ficam muito altos, perdem a aderência. A pressão ideal é a que está no Manual do Proprietário do Veículo, para carga completa (5 passageiros) ou carga normal (até 3 passageiros), pneus dianteiros, traseiros e estepe. Não confie na informação de frentistas, borracheiros ou outros ‘entendidos’. Ninguém consegue saber de memória as recomendações de pressão para todos os veículos. Lembre-se também de encher os pneus quando eles estão frios. Se já rodaram bastante e ficaram aquecidos, o ar dentro deles se expande. Resultado: ao esfriar, o pneu vai ter menos pressão do que você colocou.

4. Alinhe e balanceie

A suspensão do veículo é formada por componentes que são montados em ângulos e posições específicas. Com o uso, devido a vibrações e choques em buracos ou asfalto irregular, esses ângulos sofrem alterações. Isso faz com que o veículo tenda a ir para um determinado lado em linha reta. Os pneus podem ‘cantar’ em curvas mesmo a baixa velocidade e o veículo pode ter que arrastar as rodas para seguir em frente, gastando mais combustível e mais os pneus. O alinhamento e o balanceamento são cruciais para evitar e corrigir esse tipo de problema grave. É bom realizar os dois procedimentos a cada 10 000 quilômetros, ou a cada revisão mecânica ou sempre que o carro tiver passado por algum impacto, como buracos.

5. Encha o tanque

Muitas vezes, você vai encontrar longos trechos de estrada sem nenhum posto de gasolina. É sempre bom, ao longo da viagem, aproveitar todas as oportunidades para manter o tanque cheio. As paradas para abastecer também são úteis para o condutor descansar um pouco. O ideal é repousar ou trocar de motorista a cada 300 quilômetros de trajeto.

6. Bagagem

Respeite o limite de peso para carga do seu carro. Verifique no manual do proprietário qual é o peso máximo permitido. Não comprometa a sua segurança e nem dos seus passageiros.

7. Pet

Quer levar seu bichinho de estimação na viagem de carnaval? Ok, mas eles devem ser levados em caixas de transporte ou com cinto de segurança peitoral. É considerada infração grave transportar animais de maneira incorreta, como nas partes externas do veículo, à esquerda do motorista ou entre braços ou pernas.

8. Criança

As regras de transporte de crianças variam de acordo com a faixa etária. Crianças até 10 anos devem ser levadas no banco traseiro do carro. Bebês de até 1 ano de idade devem ser transportados no bebê conforto, de costas. Crianças de 1 a 4 anos devem ser transportadas na cadeirinha, presas com cinto. Crianças entre 4 e 7 anos devem ser levadas em assentos com elevação. Já crianças de 7 a 10 anos devem utilizar apenas o cinto de segurança do auto.

9. Regras de trânsito

Respeite todas todas as regras de trânsito. Esteja atento aos limites de velocidade e mesmo diante de um trânsito intenso (o que é bem comum nessa época, principalmente para quem o tem o litoral como destino) não trafegue pelo acostamento e faça apenas ultrapassagens seguras e permitidas. Cuide de sua segurança, dos seus passageiros e dos pedestres!

Boa férias e faça uma excelente viagem!


 

 

FONTE: Quatro Rodas

Veja mais notícias