Especialista explica como escolher o carro 0Km.

Publicado em: 27/09/2010

Estamos ainda em setembro e as lojas de carros, mesmo não tendo esgotado seus estoques de 2010, já começam a vender os modelos 2011, colocando o consumidor diante de duas diferentes opções de automóvel zero quilômetro para comprar.

O diretor de operação, Vitor Meizikas Filho, lembra que os carros de ano/modelo 2010/2010 geralmente vêm com os opcionais de fábrica mais defasados, por isso, o preço de venda recebe bastante desconto. Já os modelos 2010/2011 geralmente já estão na concessionárias com os novos equipamentos de série.

“Na prática, o que acontece é que, ao optar pelo 10/11, o consumidor terá um carro do ano ao longo de todo o ano que vem, enquanto, se ele comprar um 10/10 agora, por mais que tenha desconto, ano que vem já terá um carro considerado usado”, comentou Meizikas.

Para ele, vale a pena adquirir o modelo mais atualizado possível. “Hoje você tem uma linha de crédito facilitada para isso. Às vezes, se analisar a prestação que o consumidor vai pagar, a diferença é pequena em relação aos dois carros”, acrescentou.

O especialista destaca que o Brasil vive uma mudança de comportamento no mercado automotivo, por conta do gradativo aumento na renda média da população. “Se você comparar a países onde as pessoas têm maior poder aquisitivo, como Estados Unidos ou Europa, um carro de quatro anos já está velho, à beira da reciclagem. Aqui não é assim.

Porém, no longo prazo, a rotatividade dos automóveis será maior. O Brasil está partindo para essa linha, com a produção aumentando, puxado por um alto consumo, em breve um carro de quatro, cinco anos já será raro de rodar”.

Para Meizikas, independentemente do objetivo de trocar de carro no prazo de um ou dois anos, todos os consumidores devem adquirir um automóvel pensando em sua liquidez. “Carro é um investimento caro no Brasil, é preciso pensar muito bem, porque a depreciação do carro brasileiro está ficando mais rápida”, disse ele.

A dica dada pelo especialista é pesquisar bastante. Segundo ele, dependendo da marca do carro e da loja, os estoques de modelos 2010 já acabaram. Nesses locais, é mais fácil obter margem de desconto no modelo 2011.

Já nas concessionárias com estoque de 2010 sobrando, apenas este recebe desconto, enquanto os modelos 2011 permanecem mais caros. “Vale a pena investir no carro mais atualizado, até porque, daqui a pouco, já tem modelo 11/11 despontando e os antigos começam a incomodar o lojista. O lançamento, a novidade, sempre será mais benéfico na hora de trocar”.

 


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