É burocrático tirar um carro no consórcio?

Publicado em: 06/11/2017
É burocrático tirar um carro no consórcio?

Nos últimos anos, a preferência pelo consórcio na hora de comprar um bem vem ganhando muita força. Desde 2015, a modalidade apresenta um crescimento expressivo, quando o país registrou os primeiros sinais de uma recessão econômica. Naquele ano, a aquisição de bens e serviços neste modelo cresceu 13,9%, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Esse crescimento revelou que o consumidor encontrou no consórcio a oportunidade de adquirir bens com parcelas mais suaves em um momento de disponibilização de crédito em baixa por meio dos bancos.
 
Desde então, a modalidade se popularizou e mesmo com uma certa melhora no mercado econômico, ainda é muito procurada pelos consumidores de todo os país. Só no ano passado, ainda de acordo a ABAC, o mercado contou com 2,04 milhões de novas cotas comercializadas. A explicação para o crescimento, na visão das administradoras, é uma mudança de comportamento dos consumidores, que além de mais cautelosos no momento de adquirir bens, têm buscado alternativas com juros mais baixos e menos burocracia.
 
Assim, o consumidor que está encontrando dificuldades para comprar um automóvel, não tem o dinheiro à vista e precisa do parcelamento, encontra no consórcio uma forma econômica e até mesmo bem vantajosa de realizar a aquisição.
 
Deixando toda aquela burocracia de lado, o sistema de consórcios não necessita da comprovação de renda no ato da adesão e os planos disponíveis atendem os mais diversos perfis econômicos. Além disso, não há parcelas intermediárias e as mensalidades são livres de juros. A modalidade é uma alternativa ainda mais eficaz por apresentar inúmeras vantagens e facilidades, como a oferta de lances e diversos planos de pagamento com parcelas bem pequenas.

 Como funciona

O consórcio é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas - físicas ou jurídicas. Reunidas em grupos e com a finalidade de formar uma poupança para a aquisição de bens. Esse valor é diluído em um prazo predeterminado, e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período.

A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios, que precisa ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.
 
Mensalmente (ou conforme estipulado em contrato), a administradora contempla os participantes, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos sejam atendidos.

Características do consórcio de automóveis

- Parcelamento integral;
- Diversidade de prazos;
- Poder de compra à vista;
- Possibilidade mensal de obter crédito por meio do sorteio;
- Possibilidade de acelerar a contemplação por meio de lances;
- Flexibilidade do uso do crédito;

O consórcio é interessante para quem não tem pressa para comprar o carro ou ainda, para quem possui um determinado valor, que seja suficiente, para ofertar de lance. Vale lembrar que as contemplações dos consórcios ocorrem por meio dos sorteios; modalidade mais usual nesse sistema de compra programada. Entretanto, aquele que desejar aumentar as chances de ser contemplado, a oferta de lance pode ser uma forma de antecipar o recebimento da carta de crédito.

Bem diferente de um financiamento, você passa a contar com mais flexibilidade para tirar um carro no consórcio, seja ele novo ou usado. Como no consórcio não há a incidência de juros, mas uma pequena taxa de administração paga à administradora para gerir os grupos, você passa a ter mais segurança e confiança para investir em um automóvel no consórcio, sem sobrecarregar o orçamento, uma vez que a taxa de administração é diluída durante todo o plano de consórcio.

A carta de crédito que você recebe ao ser contemplado por sorteio ou lance equivale à compra do bem à vista. Por isso, no momento da aquisição, você tem ainda o poder de barganha e de negociação para conseguir benefícios e os melhores preços.

Os planos de consórcio de automóveis podem durar até 100 meses, dependendo do valor total do veículo. Tirar um carro no consórcio não é burocrático porque o consumidor realiza seu próprio planejamento de acordo com sua necessidade, escolhendo as parcelas que cabem no seu bolso. Dessa forma, a modalidade motiva o consumidor a planejar seu orçamento mensal e a programar o uso dos recursos para a aquisição do bem sem surpresas indesejadas, funcionando também como um sistema previsível de compra para médio ou longo prazo.

Simule sua compra

Saiba como programar a compra de um carro: faça uma simulação e conheça o plano mais atraente para o seu bolso:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Automóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeautomoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Essa exigência ajuda a otimizar o atendimento, além de trazer a alternativa mais atraente para o seu bolso;
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio.


Se desejar esclarecer outras informações, agende uma visita ou solicite uma ligação aqui mesmo, no próprio site. Caso contrário, você já poderá comprar online a sua cota de consórcio sem juros e sem burocracia!

Veja mais notícias