Dicas para evitar furtos e roubos de carros

Publicado em: 30/04/2013

 

Um carro é um investimento grande, e é importante tomar algumas medidas para evitar furtos e roubos. Algumas ações, como certificar que o automóvel está trancado, parecem óbvias, mas muitas vezes são negligenciadas, abrindo uma brecha para os ladrões. Abaixo, seguem algumas dicas da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg):

Escolha um bom lugar para estacionar

Um estacionamento fechado sempre é a melhor alternativa para evitar a ação de crimonosos, mas quando não houver outra escolha a não ser estacionar na rua, é preciso escolher um lugar com boa iluminação e de preferência perto de prédios com vigias e câmeras de segurança. Quando estacionar durante o dia, pense como o local ficará quando anoitecer. Ruas comerciais, por exemplo, são muito movimentadas durante horários de pico, mas desertas após o fechamento das lojas.

Não deixe nada visível dentro do carro

Qualquer objeto que está visível para quem está fora do carro pode ser confundido com algo de valor, até mesmo uma sacola vazia. Adaptadores de aparelhos eletrônicos, carregadores e afins também não devem ser expostos, pois podem dar uma margem de interpretação de que há algo caro dentro do veículo. É importante ter o hábito de guardar todas as compras no porta-malas e pequenos objetos no porta-luvas e outros compartimentos.

Não cole adesivos que exponham informações de ordem pessoal

Adesivos em carros, na maioria dos casos, fornecem informações importantes para ladrões, por isso é bom evita-los. Um adesivo de um time de futebol, por exemplo, pode levar um torcedor fanático a depredar o carro, enquanto que um adesivo de faculdade pode indicar que o proprietário tem uma boa condição financeira, etc.

Não guarde documentos no carro

Correspondências, boletos e cartões podem dar acesso aos ladrões a informações como contas bancárias e o endereço residencial. O registro do carro e a carteira de motorista também não devem ficar dento do veículo, pois podem facilitar sua venda, caso haja o furto.

Tenha certeza de que o carro está trancado

Evidentemente deixar o carro aberto facilita muito a ação dos bandidos, mas mesmo assim esta ainda é uma das principais razões de roubo de automóveis. Mesmo em uma parada rápida, como em uma banca, padaria ou posto, trancar as portas e os vidros é de extrema importância. Poucos minutos são o suficiente para perder o veículo, tendo em vista que muitos ladrões ficam de plantão nestes lugares, aguardando uma brecha para agir.

Use dispositivos de segurança visíveis

Trancas de direção, chaves interruptoras e correntes de direção são alguns dos dispositivos que podem desencorajar a ação de criminosos, principalmente se eles estiverem bem visíveis. Eles não podem evitar que um ladrão experiente aja, mas são muito eficientes contra bandidos casuais e oportunistas.

Use equipamentos modernos de segurança

Rastreadores, bloqueadores e localizadores são alguns dos equipamentos de segurança mais eficazes na prevenção de roubos e furtos. O rastreador informa o motorista onde o carro está e permite a consulta de sua localização sem a necessidade de ativar a central de atendimento. O bloqueador bloqueia a ignição ou bomba de combustível pelo alarme da empresa de monitoramento, que é acionada. O localizador informa o local do automóvel e aciona a central de monitoramento.

Evite dizer a flanelinhas e manobristas quanto tempo você demorará para retornar

Após estacionar o carro, muitos flanelinhas e manobristas perguntam quanto tempo o motorista levará para voltar. O ideal é sempre falar que voltará rápido, pois assim um ladrão terá mais chances de desistir sabendo que não terá tempo para agir com tranquilidade.

Tome cuidado com os falsos mecânicos

Há dois tipos de falsos mecânicos: aqueles que causam dano ao carro, se oferecem para arrumar, e aqueles que sugerem que há um problema no veículo e que podem resolver. Ambos os casos são desculpas para furtar o automóvel. Se o carro enguiçar na partida, tranque-o, coloque o triângulo e procure por assistência especializada. Se alguém sinalizar um defeito quando você estiver dirigindo, deixe para estacionar perto de um posto de gasolina ou base policial. Nunca aceite ofertas de assistências que você não pediu.

Evite deixar a chave com vigias de estacionamento e lavadores

Apesar de nem sempre ser possível, evite ao máximo deixar sua chave para manobristas e lavadores, pois eles podem fazer uma cópia rápida da chave sem que o proprietário perceba.

Não namore dentro do carro, principalmente em lugares desertos e à noite

Apesar desta dica parecer bastante óbvia, ainda é negligenciada por algumas pessoas. Esta orientação está entre as principais sugestões de prevenção a roubos de veículos da Polícia Militar de São Paulo.

Planeje seu itinerário se for transitar por lugares desconhecidos

Caminhos desconhecidos muitas vezes podem levar o motorista a lugares perigosos, além de fazê-lo reduzir a velocidade e ficar mais vulnerável. Antes de ir a um lugar que nunca foi antes, procure pesquisar o trajeto que será feito, mesmo se estiver sendo guiado por um sistema GPS.

Em semáforos, fique distante do carro da frente

Sempre mantenha uma distância segura entre o seu carro e o veículo da frente quando o semáforo fechar. Assim você terá mais visibilidade caso precise arrancar o carro repentinamente. Quando possível, reduza a velocidade ao se aproximar do semáforo, sem parar o automóvel completamente, mantendo a primeira marcha engatada, pois se um ladrão se aproximar, você conseguirá avançar com facilidade.

Fique atento ao seu redor antes de entrar na sua garagem

Quando chegar em casa, antes de entrar na garagem, preste atenção na ruas, nas esquinas e calçadas. Muitos sequestros acontecem quando o motorista está chegando em sua casa. Caso você note alguém com comportamento suspeito, dê mais uma volta e informe a polícia. 


Veja mais notícias