Dicas para comprar automóvel usado com segurança

Publicado em: 12/05/2010

Comprar um carro usado sem analisar a conservação do veículo pode trazer muita dor de cabeça ao consumidor e ainda fazer com que a nova aquisição traga altos gastos. Pensando nisso, a rede Oficina Brasil preparou dicas importantes ditadas pelo consultor técnico Antonio César Costa, para evitar que possíveis problemas não perceptíveis no carro não sejam detectados antes da compra de um usado. Segundo ele, os problemas com o motor são os que mais preocupam devido ao alto custo de reparação.

Sinais típicos que podem significar problemas à vista:

- Se o carro solta fumaça, pode ser indicativo de queima de óleo. A queima de óleo demonstra desgaste das peças internas do motor, que pode precisar a qualquer momento de uma retífica. Outro detalhe importante: carros com queima de óleo não passam na inspeção veicular, obrigatória em São Paulo e em grande parte do território Brasileiro hoje;
- Barulhos como rangidos ou algo batendo dentro do motor evidenciam que existem peças gastas e que uma retífica poderá ser necessária;
- Dificuldades para dar a partida, motor parando de funcionar a toda hora (morrendo) ou sensação de que o carro parece “amarrado” e não deslancha: podem ser problemas na injeção eletrônica;
- Água do radiador muito suja, com alto grau de ferrugem, vazamentos de óleo e pneus com desgaste muito irregular: indicam que se trata de um veículo mal conservado e que poderá apresentar outros problemas em breve.

Dicas Práticas:

1) Faça uma visita ao mecânico
É imprescindível que o carro passe por uma revisão para constatar que ele realmente está de acordo com as afirmações do proprietário.

2) Confira a quilometragem
A quilometragem normal de um automóvel gira em torno de, no máximo, 15.000 km ao ano. Para ter a certeza de que o hodômetro não foi alterado, continua valendo a dica de observar a conservação do automóvel.

3) Preste atenção aos comandos do carro
Verifique a parte elétrica, o funcionamento do marcador de combustível e teste todos os comandos, como faróis, pisca alerta, buzina.

4) Peça notas fiscais de consertos realizados
Verifique as datas das últimas trocas de filtros (ar, combustível, óleo, etc.) e de reparações realizadas recentemente, como troca de peças (escapamento, pastilhas de freio, amortecedores, correia dentada, etc.), e solicite as notas fiscais caso os serviços ainda estejam na garantia.


Veja mais notícias