Cuide bem do seu automóvel!

Publicado em: 11/05/2015

Cuide bem do seu automóvel!

Ter alguns cuidados pode garantir proteção e maior vida útil para o seu veículo, além de trazer benefícios que podem refletir em economia. Separamos algumas dicas retiradas do portal IG para você manter o carro impecável e diminuir os custos de consumo e manutenção. Veja abaixo:

Dicas

Óleo do motor
É imprescindível realizar a troca de óleo do motor. O óleo do motor refrigera, limpa e lubrifica o coração do automóvel. 

Pressão adequada aos pneus
Andar com a pressão adequada dos pneus diminui o consumo de combustível e impede o superaquecimento, que pode gerar desgaste precoce e riscos de acidentes.

Manutenção de componentes do motor
Não trocar as velas, filtros de ar, de óleo e de combustível e até o carburador no período recomendado resulta num consumo até 25% maior além de desgaste excessivo. Em média, a troca das velas deve ser realizada a cada 20 mil quilômetros,  o filtro de ar a cada 15 mil, o de combustível a cada 10 mil quilômetros e filtro de óleo deve ser trocado junto com o óleo do motor. O carburador pode durar até 80 mil quilômetros, aproximadamente.

Alinhamento e balanceamento
Alinhar e balancear o veículo são procedimentos que devem ser realizados a cada 10.000 quilômetros, ou após trocas de pneus ou outros componentes, assim como também em caso de batida nas rodas, longos trechos de trepidações e outras intempéries. Alinhamento e balanceamento previnem que o desgaste irregular dos pneus ocorra, assim como aumenta a segurança dos passageiros.

Giro do motor
Dirigir o veículo com o giro muito alto ou muito baixo pode causar desgaste prematuro e até possível quebra do motor e da transmissão. 

Carro limpo
Manter o veículo limpo, por dentro e por fora, é mais do que uma questão estética. Com o carro sujo, a pintura é comprometida e pode apresentar manchas, assim como outros componentes do exterior.


Veja mais notícias