Cuidados na direção podem prevenir acidentes

Publicado em: 10/12/2015

Cuidados na direção podem prevenir acidentes

Algumas atitudes consideradas comuns e cotidianas durante o trânsito, além de serem passíveis de multa, podem atrapalhar o motorista e causar acidentes muitas vezes fatais.  Fumar enquanto dirige, por exemplo, entra na proibição de acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, que esclarece que não é permitido dirigir com apenas uma das mãos ao volante e o que muita gente não sabe é que o ato pode gerar uma multa leve de R$ 85,13, além de quatro pontos na carteira.

Esses e outros hábitos absolutamente comuns no dia a dia podem ser perigosos não apenas para o motorista, mas para o trânsito como um todo. Veja abaixo alguns exemplos de atitudes rotineiras, retiradas do portal UOL, que são consideradas erradas:

Comer e beber

Comer e beber com o carro em movimento pode ser não só passível de multa, como também perigoso ao motorista. "Quando a pessoa come ou bebe, a utilização de uma só mão para o volante e o câmbio limita os recursos do motorista para uma manobra de emergência, por exemplo, podendo causar acidente", explica Gerson Burin, analista técnico do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária). Além disso, beber de uma lata ou garrafa pode fazer com que o condutor incline demais a cabeça para cima, perdendo o foco da via à frente.

Fumar

Fumar à direção também entra na questão da não utilização das duas mãos. "O cigarro ainda pode cair no carro ou na roupa, fazendo com que o motorista tenha mais alguns segundos de distração", lembra Burin

Braço para fora

Manter o braço para fora é infração de trânsito, segundo o Código Brasileiro. As regras nacionais dizem que o motorista deve dirigir com os dois braços no volante, podendo segurar a direção com uma mão só quando precisar trocar de marcha, acionar as setas ou acionar equipamentos ou acessórios do veículo. Além disso, transitar com o braço para fora gera risco à segurança pessoal e da coletividade.

Fones de ouvido

Utilizar fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular é proibido, de acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, e infração passível de multa. Mais importante que isso, segundo Burin, é o aumento das chances de acidentes causados por desatenção, já que reduzir o volume externo e se concentrar no áudio vindo do aparelho eletrônico reduz exponencialmente as chances de o condutor  ouvir os ruídos vindos do trânsito, que em alguns casos pode ser de extrema importância.

Celular

Dirigir falando ao telefone é totalmente proibido. Muita gente também lê e manda mensagens do celular durante o trânsito. Em um ou dois segundos de desatenção, o condutor pode bater na traseira de outro carro ou mudar de faixa devido à desorientação causada pelo celular.

Calçado sem fixação segura

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista deve usar sapatos bem fixados que não permitam uma eventual escapada espontânea do pé. Os exemplos ideias são tênis, sapatos, sandálias com fechos etc. Sapatos de encaixe, chinelos e tamancos, por exemplo, podem interferir na condução e causar acidentes. "Sem querer, o sapato pode entrar no conjunto de pedais e atrapalhar alguma das funções, comprometendo o uso do veículo", explica Burin. Vale lembrar que dirigir descalço pode.


Veja mais notícias