Consorcio de automóveis bate recorde

Publicado em: 13/07/2011

O avanço das vendas no varejo acompanhado da alta dos índices de emprego impulsionou o brasileiro a procurar o consórcio de automóveis como um alternativa mais atraente em comparação com as linhas de financiamento oferecidas no mercado.

Somente no primeiro trimestre de 2011 foram totalizados 198,8 mil cotas de veículos  incluindo modelos utilitários, esportivos e comerciais. O aumento foi de 54,3% em relação ao mesmo período de 2010, o que resultou em um desempenho recorde para o segmento de consórcio de automóveis.

De acordo com pesquisa divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o consumo de veículos alcançou  no mês de maio alta de 1% em relação a abril, e  12,8% comparado com o mesmo período no ano passado.

A desaceleração da inflação foi apontada como um dos fatores que ajudaram os bons níveis de consumo, e também ajudou os interessados em adquirir um automóvel a procurarem mais o sistema de consórcio como uma alternativa de crédito mais vantajosa e sem juros.

Outro fator que beneficia os consórcio de automóveis é a possibilidade do cotista poder planejar adequadamente seu orçamento e dividir o seu plano em ate 70 meses.

O Banco Central divulgou essa semana dados preliminares sobre o financiamento de veículos realizados e os prazos estão ficando menores. O número de prestações vem caindo, e os valores das parcelas aumentaram gerando maior dificuldade de caber no orçamento dos clientes.

Ainda de acordo com o órgão desde setembro de 2010 não era registrado baixa no número de parcelas, e os bancos passaram a ter mais exigências para evitar altos índices de inadimplência, como por exemplo, que o cliente possua emprego estável e casa própria. Desta forma o consórcio de automóveis ficou ainda mais vantajoso para aqueles que desejam comprar um automóvel a longo prazo e sem pagar juros.

 


Veja mais notícias