Conheça alguns vícios de direção que danificam o veículo

Publicado em: 26/08/2016

Vícios de direção podem danificar o veículo

Os costumes errados que muitos motoristas possuem ao dirigir, conhecidos como vícios de direção, podem prejudicar o veículo, danificar partes de sua estrutura e diminuir sua vida útil. Nós listamos alguns dos principais erros cometidos ao volante. Se você é um motorista que possui esses hábitos, deve ficar atento aos problemas que eles podem provocar. Veja:

Andar com combustível na reserva

Andar na reserva pode queimar a bomba de combustível devido ao superaquecimento. Quando não há troca de calor e superaquecimentos frequentes, a vida útil da bomba acaba sendo diminuída.

Passar “de lado” nas lombadas e valetas

Isso pode provocar torção da carroceria do veículo.  Se isso acontece, é possível o rompimento de pontos de solda, o que vai gerar estalos e barulhos no carro. Os acabamentos internos de plástico também podem sofrer torções e ficar com rangidos indesejáveis. Para evitar problemas, é melhor passar pela lombada em baixa velocidade, perpendicularmente.  

Encostar as rodas na guia

Além de riscar as rodas ou calotas e danificar o pneu, isso pode causar um pequeno dano no rolamento, que vai gerar ruído e pode causar até mesmo um possível travamento.

Girar o volante com o veículo parado ou com as rodas coladas na guia

Esse hábito pode sobrecarregar o sistema de direção hidráulica e danificar os retentores, o que pode provocar vazamento de óleo hidráulico. O recomendado é girar o volante com o veículo em movimento.

Descansar o pé na embreagem

Esse é um dos principais hábitos do motorista e um dos responsáveis por diminuir a vida útil do sistema. Do mesmo modo que descansar o pé sobre o pedal não é indicado, segurar o carro em uma subida utilizando a embreagem também não é e pode encurtar em 50% a vida útil das peças que compõem o sistema.

Passar por áreas alagadas

Pode prejudicar os rolamentos das rodas e dos esticadores de correia. A água que entra no rolamento faz enferrujar os componentes internos, gerando ruídos indesejáveis. Além disso, passar por áreas alagadas e enchentes também pode prejudicar o sistema elétrico do carro.

Veja algumas dicas de como agir durante uma enchente

Descer a serra desengrenado

Esse costume pode superaquecer os freios e levar a um desgaste nas pastilhas. Descer a serra com o câmbio engatado é mais seguro e ainda economiza seu combustível. 

Dar arrancadas e reduzidas intensas

Com isso, você pode danificar os coxins, que são elementos que têm a função de absorver os movimentos e vibrações do propulsor.

Usar óleo vencido

Não trocar o óleo na data correta pode diminuir a vida útil do motor, que estará sendo mais forçado com o óleo vencido. 

Andar com o carro desalinhado

Além de exigir muito esforço das peças da suspensão dianteira, como bieletas, terminais, pivôs e buchas da barra estabilizadora, o carro desalinhado faz com que a vida útil dos pneus seja menor.


Veja mais notícias