Confira algumas dicas para fazer um consórcio

Publicado em: 03/12/2019
O consórcio é um sistema de compra programada para médio ou longo prazo, indicado para quem não tem o valor total para pagamento à vista e busca no consórcio, uma ajuda para organizar e poupar melhor as próprias finanças. Para escolhê-lo é preciso estar ciente de que as contemplações ocorrem somente por meio dos sorteios ou lances, gerenciados por uma administradora de consórcios. Dessa forma, para fazer um consórcio com segurança, confira algumas dicas:

Esperar a contemplação
Por se tratar de um sistema de compra que visa o planejamento, a modalidade é ideal para quem pode esperar e não necessita imediatamente do bem. Todos os participantes, em dia com os pagamentos, concorrem à contemplação em igualdade, e não há como saber o momento exato para receber a carta de crédito. Por isso, é importante analisar a sua necessidade.

Administradoras autorizadas
A administração de um grupo de consórcio pode ser realizada somente por uma empresa autorizada pelo Banco Central, que divulga com frequência, a relação das administradoras autorizadas.

Planos e parcelas
Os planos e as parcelas podem variar de uma administradora para a outra. Por isso, faça uma simulação para encontrar a melhor alternativa para a sua necessidade e antes de fechar um negócio, leia atentamente as cláusulas contratuais e fique por dentro dos deveres e obrigações.

Consulte outras vantagens e realize quantas simulações de consórcios forem necessárias para fazer a melhor escolha!

Veja mais notícias