Como ser contemplado no consórcio de automóveis

Publicado em: 16/01/2013

Como funciona a oferta de lance no consórcio de automóveis?

Primeiro, é preciso saber que existem duas formas de contemplação em consórcio: lances e sorteios. O sorteio é feito durante as assembleias por meio do globo esférico, ao vivo e com transmissão online. Nesse caso, a contemplação depende exclusivamente da sorte, pois não é possível prever qual número será sorteado.

Como funciona o sorteio?

O sorteio é realizado com a ajuda do globo esférico, no qual são retiradas 10 bolinhas, sendo que a 10ª bolinha é o número sorteado, e as demais consideradas reservas na ordem inversa. Na hipótese do 10º número já ter sido contemplado ou não estar apto pela contemplação, será declarado contemplado o 9º e assim sucessivamente, até o primeiro número retirado do globo.

Vale lembrar que somente as cotas que estiverem com os seus pagamentos em dia, efetuados até a data de vencimento, poderão participar das assembleias; por sorteio ou oferta de lance.

Como funciona a oferta de lance?

No caso dos lances, é possível fazer um planejamento, pesquisar os tipos de lances disponíveis e conversar com o consultor de consórcio a fim de verificar as possibilidades de ser contemplado. Mesmo assim, a contemplação nunca é certa, porque existem fatores imprevisíveis.

A contemplação por lance funciona como um leilão. A pessoa que ofertar o valor de pagamento mais alto recebe a carta de crédito para comprar o carro que deseja. A oferta de lance foi criada para ajudar o consorciado a retirar a carta de crédito para adquirir o automóvel ao ser contemplado mais rápido. Funciona basicamente, quando um valor de abatimento de crédito é oferecido. A oferta de lance contribui para aumentar suas chances de contemplação.

O consorciado deve avisar a administradora sobre o valor que pretende adiantar como lance pelo menos 24 horas antes da assembleia. Como o lance é sigiloso não é possível prever qual valor outras pessoas ofertarão naquela mesma assembleia de consórcio, nem quem será o contemplado.

É certo, no entanto, que todos os consorciados de um grupo receberão as cartas de crédito até o final do plano contratado, seja pela finalização do grupo, por meio do sorteio ou diante da oferta de lance.

Fique Atento: não há como assegurar um prazo fixo para a contemplação. Como a contemplação no sistema de consórcio ocorre mediante o sorteio da cota na assembleia, não há como saber quando você será contemplado. Além disso, os lances são sigilosos e não há como garantir se a sua será ou não a oferta contemplada.

Conheça os tipos de lance

Lance livre 

No lance livre, você oferta o percentual que desejar e o maior lance ofertado ganha. Sempre calculado sobre o valor do crédito e de acordo com o saldo do grupo. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio.

Lance fixo

No lance fixo, é feita a oferta do percentual fixo, que deverá ser 50% ou 25% do valor do crédito, de acordo com a característica do seu grupo. Nesse caso, você pode utilizar até 25% da carta de crédito para completar o seu lance. O desempate também ocorre pela décima bolinha do sorteio.

Lance de antecipação

Você pode antecipar o valor que desejar e o saldo acumula para possível oferta de lance ou abatimento no número de parcelas, o importante é poupar cada vez mais!

A oferta de lance é uma vantagem atraente do sistema de consórcios. No lance embutido, por exemplo, o consorciado dará um lance com um percentual da própria carta de crédito. Por exemplo: se você quiser ofertar 25% embutido, esse percentual será descontado da sua carta de crédito. No lance fixo de 50% embutido você deve utilizar 25% de recursos próprios e pode utilizar 25% da carta de crédito.

A oferta de lance poderá ser feita em uma época do ano em que você esteja apto para investir. Férias, abono salarial, PLR e 13º salário são ótimas oportunidades para você optar pela oferta de lance.

Simule a compra de um consórcio e verifique os prazos e parcelas disponíveis no Consórcio de Automóveis. Saiba como fazer a sua simulação no consórcio de automóveis:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Automóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeautomoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os dados pessoais para ajudar a otimizar o atendimento e trazer a alternativa eficaz para o seu objetivo de compra;
5º - Pronto! É possível conhecer e fazer uma comparação de planos, valores e de inúmeras vantagens!

Se você já conheceu planos, prazos e valores, saiba que fazer um consórcio de automóvel e até mesmo, um consórcio de imóvel, a escolha é flexível e as parcelas são livre de juros. Além de parcelamento integral, os prazos são maiores e quando contemplado com a carta de crédito, poderá adquirir o bem que sempre desejou dentro da categoria de consórcio escolhida. Entre marca, cor ou versão, você poderá escolher um automóvel novo ou seminovo.

Ao programar a sua compra com a ajuda do sistema de consórcios, você passa a contar com mais tempo e tranquilidade para analisar vantagens e as melhores ofertas. Confira outros benefícios do Consórcio de Automóveis e adquira a sua cota de consórcio online. Sem sair de casa, você pode simular uma ou mais compras e fazer a melhor escolha.


Veja mais notícias