Como saber a menor taxa de administração de consórcio?

Publicado em: 21/12/2017
Consórcio de automóvel ajuda encontrar a melhor alternativa

Você já deve ter ouvido falar sobre a ausência de juros no sistema de consórcios; que não deixa de ser uma verdade. Como o valor para a compra do bem vem das contribuições do próprio grupo, não há empréstimo, consequentemente, não há juros.

É a administradora de consórcios, pessoa jurídica, que presta serviços com objeto social principal voltado à administração e gestão dos grupos. É nesse ponto que entra a taxa de administração; valor destinado a remunerar a administradora pelos serviços de formação, organização e administração do grupo de consórcio, que é fixado como percentual do valor do bem.

Além da taxa administrativa somada às prestações mensais, pode haver a cobrança de contribuição para um fundo de reserva, que comporá os recursos, em caso de inadimplência ou outras situações, evitando que o grupo seja prejudicado. Mas é preciso ficar atento à essa questão! Um dos erros mais comuns é contratar um consórcio sem pesquisar previamente sobre o assunto ou ainda, sem ler o contrato de adesão.

Economia consórcio

É importante conferir o total de taxas ao longo do período, uma vez que algumas administradoras incluem custos elevados além da taxa de administração. Ter essa atitude ajuda a evitar surpresas indesejadas ou problemas futuros com o seu consórcio de automóvel. Antes de fechar o contrato é fundamental saber se as parcelas cabem no orçamento e se não precisará imediatamente do bem, além de buscar referências da administradora com quem está negociando e verificar se é autorizada pelo Banco Central do Brasil.

Para conferir com segurança a parcela do seu consórcio e encontrar a menor taxa, é possível fazer uma simulação de acordo com o valor do crédito desejado. Veja como é simples e rápido fazer uma simulação:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Automóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeautomoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os dados pessoais para ajudar a otimizar o atendimento e trazer a alternativa eficaz para o seu objetivo de compra;
5º - Pronto! É possível conhecer e fazer uma comparação de planos, valores e vantagens!

Fazer uma simulação de consórcio de automóveis para descobrir a menor taxa ao comprar o seu veículo é importante para encontrar a melhor alternativa e não sobrecarregar as finanças. Conheça mais vantagens!

Fonte: ABAC / Banco Central

Veja mais notícias