Como funciona o consórcio para trocar de carro?

Publicado em: 03/03/2020
 trocar de carro

Trocar de carro pode causar prejuízo no orçamento? Há quem pense nessa possibilidade. Entre depreciação e o valor de um carro zero quilômetro, trocar de carro pode parecer dor de cabeça para alguns. Entretanto, existem maneiras de minimizar esse processo e encarar a compra de um zero quilômetro como algo positivo e motivador. Afinal, quer prazer maior do que dirigir um carro novo com tranquilidade?

Muitas variáveis influenciam nos preços na hora de trocar de carro. Por isso, é importante ter paciência e analisar todas as alternativas antes de fazer qualquer negócio. Afinal, lidar com valores não está entre as tarefas mais fáceis de serem executadas. O ideal é agir sem pressa e buscar condições acessíveis, facilitadas e econômicas para trocar de carro.

Dicas para trocar de carro sem perder dinheiro

Alguns cuidados fazem toda a diferença na hora de trocar de carro. Quer saber quais são? Confira na sequência:

Fazer revisões programadas: além de garantir a sua segurança e a da sua família, fazer revisões programadas também ajudam na boa valorização do seu carro na hora de revender.

Analisar desempenho: conservar bem o veículo é se atentar também para qualquer situação inesperada, como vibração do carro ou reparo nas rodas. Dessa forma, é importante ficar atento não apenas com as revisões, mas com os problemas que possam ocorrer fora do prazo estipulado pela montadora.

Reparar danos eventuais: antes da revenda, faça uma boa revisão, a começar pelos problemas mecânicos que causam ruídos. Limpeza completa e reparo dos acessórios básicos, como palhetas do limpador, cinto de segurança, entre outros.

Para aproveitar vantagens e não sair perdendo na hora de trocar de carro, já pensou em fazer um consórcio? Para quem ainda não conhece esse meio, saiba que o consórcio tem ajudado milhares de pessoas a conquistar e ampliar bens. Independentemente da marca ou versão, é possível adquirir com flexibilidade, o modelo de carro que sempre desejou, sem a incidência de juros ou parcelas intermediárias.

Como funciona o consórcio para trocar de carro?

No consórcio de automóveis, a compra do bem é baseada na união de pessoas físicas ou jurídicas. Sob o gerenciamento de uma administradora de consórcios, que precisa ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central, os participantes são reunidos em grupos com o objetivo de formar uma poupança para adquirir um determinado bem; como um automóvel.

Dessa forma, é possível fazer um consórcio para adquirir uma infinidade de produtos, como automóvel zero quilômetro ou seminovo, da marca ou versão mais desejada. Essa flexibilidade está presente também diante da escolha do plano e do crédito.

No consórcio de carro não há empréstimo de dinheiro, uma vez que funciona como um autofinanciamento. O valor do bem desejado é diluído em um prazo e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período, ou seja, é uma maneira de poupar com mais disciplina e objetivo. Mensalmente ou conforme o contrato, há a contemplação por sorteio ou lance com o crédito no valor do bem contratado até que todos sejam atendidos.

O sorteio é a forma mais comum de contemplação dos consórcios. Entretanto, para aumentar as chances, a oferta de lance é permitida. Mas, onde entra a possibilidade de trocar de carro com a ajuda do consórcio? Vamos tratar do assunto adiante.

Trocar de carro com consórcio é fácil!

Trocar de carro pelo consórcio é mais fácil do que você imagina. Basta oferecer o automóvel atual ao negociar a compra de um automóvel com qualquer concessionária autorizada e o valor do veículo usado poderá cobrir de maneira parcial ou total o lance ofertado. Trata-se de uma forma simples e econômica de trocar de carro sem perder tanto dinheiro.

Vale lembrar que o veículo usado deverá estar em nome do consorciado ou parentes de 1º grau (pais, cônjuge ou filhos). O plano não pode ser utilizado para a aquisição de carros particulares.

O cliente deve realizar uma avaliação (em empresa terceirizada já definida pela administradora) do valor do veículo que venderá como parte do pagamento. O valor da avaliação será deduzido do crédito a ser pago à concessionária. A concessionária deverá assumir um compromisso de compra do veículo usado.

Para fazer uso de benefícios como esse, é necessário verificar condições e documentações exigidas para o plano junto à administradora escolhida. Lembrando ainda, que não é possível garantir uma data específica para ocorrer a sua contemplação, já que ocorre apenas por sorteio ou lance. É importante ainda, ter em mente que o prazo máximo para a realização do seu sonho é o da existência do grupo.
Confira outras vantagens do consórcio de carro e programe a sua compra ou a troca do seu carro com segurança e tranquilidade.

Simule consórcio para trocar de carro

Para conhecer planos e créditos do consórcio para trocar de carro, faça uma simulação online de compra. É simples e rápido! Confira na sequência:

- Acesse o portal Consórcio de Automóveis para simular a compra do seu consórcio de carro;
- Escolha o plano por crédito ou parcela para analisar de maneira rápida e objetiva, todas as alternativas;
- É só selecionar o valor do bem que deseja comprar e pronto! Agora, é só preencher os campos em branco e conferir todos os planos disponíveis para programar a sua compra.

Não é bem simples fazer uma simulação de consórcio de carro? Para esclarecer dúvidas ou informações, solicite uma ligação ou agende uma visita.

Fonte: Quatro Rodas / Exame

Veja mais notícias