Como financiar um carro?

Publicado em: 21/03/2018
Como financiar um carro?

Financiar um carro acaba se tornando uma alternativa para quem não dispõe do valor total ou suficiente para adquirir à vista. Seja novo ou usado, a diferença entre o poder aquisitivo do brasileiro e o aumento dos preços dos automóveis têm dificultado o processo de compra, fazendo do financiamento, uma das formas de aquisição. Se é ou não interessante, depende muito do ponto de vista e da necessidade, imediata ou não do bem.

Para quem deseja financiar um carro, o valor da entrada pode ser um ponto importante durante a negociação. Quanto maior a entrada, menores poderão ser as parcelas. Entre as diversas opções do mercado para financiar um carro, pesquisar é a melhor solução. Mesmo diante de parcelas muito atrativas, é preciso cuidado! Já parou para pensar nos juros? Muitas vezes, o interessado acaba pagando o dobro ou um preço muito além da realidade do mercado, sem contar com a burocracia, que muitas vezes, restringe e limita o interessado no momento de comprovar renda. Tenha a certeza do negócio! Segurança e garantias são fatores imprescindíveis para o sucesso da sua compra.

Financiar um carro de maneira planejada

No financiamento tradicional, quem financia o carro é a instituição financeira, ou seja, é o banco que paga o automóvel e a pessoa que financiou, paga as parcelas ao banco até quitar o valor total da dívida, diante de juros e correções monetárias previstas no contrato, além de impostos, seguros e encargos. Portanto, vale a pena considerar essas questões, uma vez que podem sobrecarregar o seu orçamento e influenciar diretamente no valor das parcelas. Nesses casos, manter o planejamento é muito importante para não se endividar.

Uma outra forma interessante é financiar um carro com consórcio. Entrar para essa modalidade de compra programada ajuda a formar uma poupança comum, destinada à aquisição de bens por meio de um autofinanciamento, ou seja, dentro de um grupo, os consorciados contribuem com uma parcela mensal e formam um fundo do qual todos eles, quando contemplados por sorteio ou lance, durante as assembleias, podem utilizar parte para adquirir o bem desejado.

Esse tipo de autofinanciamento implica também na disciplina e no comprometimento, uma vez que o consorciado deve poupar todo mês, entregando à administradora uma determinada quantia para garantir que terá, dentro de um prazo, acesso ao veículo. É importante ser pontual com os pagamentos, mesmo depois da contemplação ou da aquisição do bem. Afinal, cada participante do grupo depende da contribuição de todos os consorciados para cumprir o grande objetivo.

O consorciado que estiver com atraso ou falta de pagamento, não poderá participar do sorteio e/ou lance no sistema de consórcio, dependendo do que estiver acordado em contrato com a administradora.

Economia consórcio

A vantagem do consórcio é que você pode ser contemplado a qualquer momento e com o poder de compra à vista, barganhar descontos e fechar ótimos negócios será mais interessante.

Simulação ajuda quem deseja financiar um carro pelo consórcio

A escolha é flexível e os planos podem ser escolhidos de acordo com necessidade e objetivo de compra, para médio ou longo prazo. Para encontrar a melhor opção e financiar um carro pelo consórcio, faça uma simulação online. Veja como é simples e rápido simular a compra do seu novo carro:

- Acesse a ferramenta de simulador de consórcios na página inicial do Consórcio de Automóveis. É possível simular um plano por valor de crédito ou de parcelas mensais;
- Selecione a barra do simulador online de consórcio para o valor desejado e continue!
- Preencha os campos em branco e tenha um atendimento personalizado;
- Agora, confira todas as alternativas! São planos para médio ou longo prazo, com parcelamento integral e sem juros. Escolha o seu e adquira uma ou mais cotas de consórcio de automóvel.

Se você ainda está com dúvidas na hora de comprar online, solicite uma ligação ou agende uma visita para esclarecer todas as suas dúvidas.

Consórcio de automóveis

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), com o maior volume de participantes no sistema de consórcios, veículos leves [automóveis, utilitários e camionetas] alcançou a média nacional de 28,4% no ano passado, isto é, quase um veículo a cada três comercializados no mercado interno.

Se você deseja financiar um carro pelo consórcio, busque sempre por administradora autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil para assegurar direitos e deveres. Confira outras vantagens do sistema de consórcios e faça outras simulações com os valores desejados!

Fonte: G1 – Auto Esporte / Guia de Bolso / ABAC

Veja mais notícias