Como fazer consórcio de um carro usado?

Publicado em: 07/08/2019


A compra de carros usados pode ser uma alternativa mais acessível para quem não deseja desembolsar muito dinheiro na hora de trocar de carro ou para quem vai adquirir o primeiro automóvel. Entretanto, para saber se há vantagens ou riscos em fazer essa opção, vale a pena analisar alguns fatores, como lataria, mecânica e quilometragem, além de itens que requerem mais atenção, como pneus, amortecedores, correia dentada e embreagem.

Para contribuir com a escolha, entre novos, usados ou seminovos, planejar a compra é fundamental. Sem imediatismo, você pode fazer sempre um bom negócio. Se você está nessa etapa e não sabe ao certo por onde começar, o que acha de fazer um consórcio? É um meio interessante para quem não tem pressa ou ainda não sabe qual adquirir. Com a carta de crédito de carros usados do consórcio, você passa a ter o poder de compra e a segurança de um ótimo negócio.

É importante ressaltar que a administradora de consórcios precisa ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. De acordo com a Lei nº 11.795/2008, é a autoridade competente para normatizar e fiscalizar o sistema de consórcios no Brasil.

 

Como fazer consórcio de carros usados?

Independentemente da escolha do bem, o sistema de consórcios segue os mesmos princípios, mas pode variar em planos e opções de créditos de acordo com as diretrizes de cada administradora.

De acordo com o Banco Central, o consórcio é a reunião de pessoas naturais e jurídicas em grupo, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, promovida por administradora de consórcio, com a finalidade de propiciar a seus participantes, de forma isonômica, a aquisição de bens por meio de autofinanciamento.

Portanto, não há empréstimo de dinheiro; como acontece nos financiamentos. O consórcio não tem juros. Há o fundo reserva para proteger o funcionamento do grupo e a taxa de administração, que diluída no plano e bem menor que as taxas de um financiamento, não sobrecarrega o orçamento. Trata-se de um valor para compensar a prestação de serviços por parte da administradora. Já no financiamento, além dos juros, também existem outras taxas. Portanto, é importante se atentar para esses fatores, uma vez que podem atrapalhar todo um orçamento. Consulte as regras da sua administradora de consórcios!

Veja mais notícias