Como faço uma carta de consórcio para comprar um carro?

Publicado em: 21/02/2017
Como faço uma carta de consórcio para comprar um carro?

A carta de consórcio é o mesmo que a carta de crédito. Esse documento é usado no sistema de consórcio para contemplar os participantes, que em grupos, buscaram poupar em médio ou longo prazo até à contemplação. Trata-se de um dos momentos mais aguardados por quem participa de um consórcio, independentemente do bem.

É um tipo de compra programada, usada com a finalidade de formar poupanças para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. Baseado na união de pessoas – físicas ou jurídicas – em grupos, os participantes contribuem mensalmente com valores mensais correspondentes ao parcelamento total dos bens. Não se trata de empréstimo, mas de uma forma facilitada e econômica de poupar mais até o momento da contemplação.

Sem a incidência de juros, o consórcio é indicado para quem não necessita imediatamente do bem e deseja de forma planejada, comprar um carro novo ou seminovo, da cor, modelo ou versão mais desejada. São inúmeros planos disponíveis, que podem ser escolhidos e simulados antes de qualquer compra. Assim, é possível prever valores e escolher sempre a melhor alternativa para o seu bolso.

Para ser contemplado com a carta de crédito do consórcio e comprar um carro é preciso primeiramente, escolher uma administradora autorizada e fiscalizada pelo Banco Central. Assim, é possível ter mais segurança e garantias diante de um contrato de adesão firmado. Além de buscar informações com pessoas que já fizeram parte de um consórcio, acompanhe o ranking de administradoras por índice de reclamações, divulgado com frequência pelo Banco Central do Brasil.

Características do sistema de consórcio

- Parcelamento integral;
- Diversidade de prazos para pagamento;
- Poder de compra à vista;
- Possibilidade mensal de obter o crédito por meio de sorteio e de acelerar a contemplação por meio de lances;
- Alternativa para formar e ampliar o patrimônio pessoal, familiar ou profissional;
- Flexibilidade para usar o crédito na compra do bem mais desejado conforme os planos, bens e cartas de crédito disponibilizadas pela sua administradora de consórcios.

Como funciona a carta de consórcio

O valor do bem é diluído em um prazo predeterminado e todos os participantes de cada grupo contribuem ao longo desse período. A escolha do prazo pode ser de acordo com as suas necessidades e orçamento, uma vez que em prazos maiores, as parcelas tornam-se mais acessíveis, sem sobrecarregar suas finanças.

Mensalmente ou conforme período estipulado em contrato, a administradora se encarrega de contemplar os participantes, por sorteio ou lance com a carta de crédito do consórcio contratado. Esse processo ocorre até que todos sejam atendidos. Portanto, não há como prever uma data específica para a contemplação. Portanto, mesmo que haja a necessidade de manter as parcelas em dia, a carta de consórcio é entregue apenas por sorteio ou lance. Por isso, há a importância de escolher uma administradora de consórcio séria e autorizada pelo Banco Central.

Como não se trata de um empréstimo, o consórcio não apresenta juros. Mas conta somente com uma pequena taxa de administração, diluída durante todo o plano de consórcio, fator que não sobrecarrega o seu orçamento e torna o seu investimento mais seguro em função do gerenciamento realizado pela administradora.

Sorteios

Ser sorteado em um consórcio é a forma mais comum de contemplação. Através do globo esférico, 10 bolinhas são retiradas, sendo que a 10ª bolinha é o número sorteado, e as demais, passam a ser consideradas reservas na ordem inversa. Na hipótese do 10º número já ter sido contemplado ou não estar apto, será declarado contemplado o 9º e assim sucessivamente, até o primeiro número retirado do globo
Entretanto, é preciso seguir as regras de participação disponíveis no contrato e manter as parcelas em dia para que a contemplação não seja prejudicada.

Oferta de lance e contemplação

Para quem deseja se antecipar e receber a carta de consórcio, a oferta de lance pode ser uma alternativa atraente e eficaz para não depender exclusivamente da sorte. Por isso, o lance foi criado com o objetivo de oferecer um determinado valor de abatimento de crédito oferecido. Para ofertá-lo é preciso entrar em contato com a administradora do seu consórcio pelo menos 24 horas da assembleia mensal, evento responsável por sortear e contemplar os participantes.

Há diversas modalidades de lance como o livre, fixo e facilitado. Consulte a sua administradora! Vale lembrar que o Plano Troca de Chaves ajuda na troca do seu usado por um novo em concessionárias autorizadas. O valor da avaliação do veículo poderá ser retirado da carta de crédito para pagar uma oferta de lance. Assim, o seu veículo antigo pode entrar como parte do pagamento e cobrir o restante com a carta de crédito. Verifique a documentação necessária e as normas envolvidas nessa etapa!

É importante ressaltar que nenhum vendedor ou administradora de consórcio pode oferecer ou comercializar cotas de consórcios contempladas, e de forma alguma podem garantir uma data específica para ocorrer a contemplação, uma vez que o sistema trabalha somente com sorteios e oferta de lances.

Após ser contemplado, faça uso da carta de crédito para adquirir o tão sonhado bem e lembre-se: com o consórcio você pode ter o poder de comprar à vista, além de barganhar ótimos descontos. Como não se trata de uma operação de transferência tradicional, não é preciso pagar as taxas e os impostos que seriam devidos. Você também pode usar a carta de crédito para quitar parcelas de um financiamento e se livrar da alta incidência de juros.

Para conhecer todos os planos e bens disponíveis, faça uma simulação de consórcio de carro. Escolha entre parcela mensal ou valor total do crédito. Preencha os campos em branco com os seus dados pessoais e pronto! Você terá o plano mais adequado para o seu bolso. Com o objetivo bem definido após simular a compra do seu consórcio, para a sua comodidade, escolha a melhor forma de atendimento: solicite uma ligação ou agende uma visita para esclarecer todas as suas dúvidas. Se preferir, compre online e tenha todas as informações ao seu alcance através de recursos e ferramentas exclusivas para clientes!

Fonte: ABAC

Veja mais notícias