Como escolher uma boa oficina para o seu carro

Publicado em: 07/04/2011

Por mais cuidadoso que você seja, um dia terá de levar o carro a uma oficina, para regular o motor, trocar alguma peça ou consertar um pequeno raspão na lataria. O problema surge quando não se conhece ninguém que possa indicar um estabelecimento confiável. A primeira necessidade é o preço justo, seguido por bom atendimento, gente qualificada e respeito ao prazo estipulado. Conseguir juntar todos esses itens em um único local parece ser uma missão impossível.

O primeiro passo é conhecer o local, esse contato é fundamental. Veja se a oficina tem uma recepção. Não precisa ser sofisticado, apenas um local reservado para atender os clientes. Nesse momento, sua percepção do atendimento vai lhe indicar dados importantes, como o grau de conhecimento dos funcionários. Ao explicar o defeito, um atendente que faz cara feia ou julgue o reparo muito complicado, já indica que ele quer valorizar o serviço, o que muitas vezes não é a realidade. Veja também se todos os funcionários trabalham de uniforme. Se estiver muito sujo é mau sinal.

Se você vai deixar o carro, mesmo que seja apenas para um orçamento, tudo tem de ser bem explicado e um prazo deve ser estipulado. Ao deixar seu carro, a oficina deve emitir uma ficha detalhando o estado do veículo, nível de combustível, os equipamentos e acessórios, quilometragem etc. Além disso, ela deve providenciar capas para os bancos, a fim de proteger o revestimento interno de manchas. E, depedendo do serviço, protetores para a carroceria.

Para uma oficina não basta ter equipamentos sofisticados se não tiver funcionários qualificados. Uma forma de saber o quanto eles foram treinados é procurar por diplomas nas paredes. Toda oficina faz questão de deixar em local visível os treinamentos que seus funcionários tiveram. E, na prática, isso faz muita diferença. Também é bom ficar atento a esses diplomas.

Quando o orçamento estiver pronto, um funcionário deverá explicar tudo o que precisa ser feito no carro, esclarecendo todas as dúvidas que você possa ter. Lembre-se de checar se o estabelecimento não é clandestino e, por meio do CNPJ, confira se a empresa não possui processos no Procon local.

Ao deixar o seu carro para o reparo, tenha certeza de não ter dúvidas em relação ao conserto. Uma vez que a oficina apresentar o orçamento, ele precisa ser detalhado e se tiver qualquer dúvida, um funcionário deve saná-las imediatamente. Lembre-se que nem sempre o mais em conta é o melhor.

Com o carro pronto a oficina deve lhe apresentar todas as peças trocadas e também emitir a nota fiscal com tudo discriminado, além de indicar o prazo de garantia do serviço. Com esses cuidados, certamente você vai evitar aborrecimentos na escolha de uma oficina.

 


Veja mais notícias