Como comprar um carro barato pelo consórcio sem juros?

Publicado em: 14/08/2017
Como comprar um carro barato pelo consórcio sem juros?

Nos dias atuais, todos sabemos que a compra de um automóvel, seja ele novo ou seminovo, envolve várias questões burocráticas desde a papelada como financeiras. Os preços dos automóveis estão cada vez mais caros e por isso os consumidores procuram alternativas mais vantajosas na hora de comprar.

Com exclusividade, o sistema de consórcios é uma modalidade de compra que beneficia o comprador em vários aspectos, o principal deles, sem dúvidas, é a ausência de juros nas parcelas, fazendo com que sua compra torne-se justa e muito mais acessível!
Prova disso são os recentes números divulgados pela ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio), que superou um milhão de novas cotas vendidas em sua totalidade, fazendo com que os negócios por meio do consórcio crescessem mais de 20% apernas no primeiro semestre deste ano!

Todo esse avanço do setor não é por menos. Em tempos de crise, onde os financiamentos bancários agregam juros altíssimos e inúmeras taxas às parcelas, os consumidores têm encontrado a saída nos consórcio, mesmo que o bem demore um poquinho mais para sair!

Segundo a ABAC, o balanço do primeiro semestre do Sistema de Consórcios apresentou alta de 8,4% nas vendas de novas cotas sobre o mesmo período do ano passado. O total acumulado atingiu 1,100 milhão de adesões contra 1,015 milhão registradas em 2016. Os correspondentes créditos comercializados somaram R$ 43,92 bilhões (jan-jun/2017), 23,7% acima dos R$ 35,51 bilhões contabilizados anteriormente (jan-jun/2016).

A exemplo do ocorrido desde o início do ano, a entrada de novos consorciados mostrou aumento em cinco dos seis setores nos quais a modalidade está presente, entre eles o de veículos automotores leves e pesados. “O consórcio continua sendo a melhor forma de aquisição de bens ou contratação de serviços desejada por aqueles que planejam seu futuro”, ressalta Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC. “Ao traçar prioridades de compra, o consumidor, que considera a essência da educação financeira e as características da modalidade como menor custo, prazos mais longos e parcelas acessíveis, vem fazendo opção pelo mecanismo para gerir melhor suas finanças pessoais, familiares e até empresariais”, completa.

Ao escolher um plano de consórcio, o consumidor conta com mais vantagens, como parcelas flexíveis, parcelamento integral, sem a necessidade de entrada ou adiantamento, sem burocracia, entre outros benefícios sendo o principal deles: planos livres de juros. É isso mesmo, ao fazer parte de um consórcio, as parcelas são totalmente livres de juros e as única taxas praticadas são as taxas de administração.

Dessa forma, comprar um automóvel com o melhor preço é tarefa do consórcio, pois quem escolhe o plano, o prazo e as parcelas é você, fazendo com que tudo fique do seu jeito e encaixado ao seu orçamento. Assim, suas finanças não serão comprometidas e você ainda mantém um excelente investimento de médio a longo prazo, que é a compra de um bem.

Quer saber como tudo isso acontece? É muito simples, basta fazer uma simulação de compra e encontrar o plano ideal pra você. Acompanhe abaixo como comprar um consórcio com o Consórcio de Automóveis e em seguida aprenda a fazer a simulação de compra.

Consórcio
Funcionando como um autofinanciamento, o Consórcio de Automóveis é baseado na união de pessoas físicas ou jurídicas, em um grupo fechado, cuja finalidade é a aquisição de um carro. Os consorciados contribuem com parcelas destinadas à formação de uma poupança comum para a aquisição desse veículo.

Todos os participantes do grupo têm assegurado o direito de utilizar essa poupança para a aquisição do carro, como estabelecido no contrato, seguindo também as regras previamente estabelecidas. Isso significa que as contribuições pagas ao grupo são usadas, periodicamente, para a contemplação dos integrantes com crédito destinado à compra.

O consórcio é ideal para pessoas que não precisam de imediato do bem ou serviço que querem adquirir, e que possuem renda para aplicar nesta poupança em grupo. 

Banco Central
O Consórcio de Automóveis é autorizado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, que o órgão competente para a fiscalização da modalidade e das administradoras.

Simulação
Ao simular um consórcio de automóveis com o valor do crédito que você precisa para a compra do bem, é possível encontrar um plano ideal, que se encaixa ao seu perfil. Além disso, ao fazer uma simulação de compra, é uma oportunidade de conhecer mais os planos de consórcio e poder planejar tranquilamente.

Compra
Após a simulação e a escolha do plano, você pode adquirir um plano de consórcio, assim como pode solicitar a visita de um de vendedor ou solicitar uma ligação para obter mais informações ou comprar a sua cota de consórcio.
 
Contemplação
A atribuição ao consorciado à carta de crédito, que é o documento correspondente ao valor à vista para a aquisição do bem ou serviço é a chamada contemplação. Ela pode acontecer em duas modalidades:
Lance - os lances são ofertados secretamente durante as assembleias. Para o desempate, são considerados os percentuais de quitação do crédito e o lance vencedor será aquele com maior percentual de amortização do valor do bem, que somado ao saldo do grupo torne possível a contemplação.
 
Sorteio - os sorteios, que também acontecem durante as assembleias, são transmitidos ao vivo pela internet e realizados com o uso do globo esférico. Todas as esferas numeradas correspondentes às cotas do grupo em questão são colocadas no globo e, em seguida, 10 bolinhas são retiradas. O 10º número retirado do globo é declarado sorteado, e os demais são considerados na ordem inversa.
 
Caso o 10º número já tenha sido contemplado ou esteja em atraso com parcelas, será declarado contemplado o 9º número. Na hipótese de o 9º já ter sido contemplado, será o 8º, depois o 7º e assim sucessivamente, até o primeiro número retirado do globo. A partir desta bolinha, o número superior será considerado e, caso não esteja habilitado, o número imediatamente inferior, até que seja localizada uma cota com possibilidade de contemplação.

Compra do carro
Quando contemplado, o consorciado recebe uma carta de crédito que possui o mesmo valor do dinheiro à vista, possibilitando, assim, a compra do automóvel que deseja. Dessa maneira, ele pode buscar as melhores ofertas no mercado e fechar o melhor negócio na compra de seu automóvel.
Viu só como é fácil comprar consórcio de carro com o melhor preço?! Faça sua simulação e escolha o seu plano de consórcio! 
 

Veja mais notícias