Como avaliar um carro seminovo para comprar?

Publicado em: 16/08/2017
Como avaliar um carro seminovo para comprar?

Ao contrário dos que muitos pensam, há muita gente que prefere comprar um carro seminovo a um zero-quilômetro. Isso acontece porque os carros que acabam de sair da fábrica, além de sofrerem desvalorização quase que instantânea, diversas vezes são automóveis “pelados”, com pouco ou mesmo nenhum item de série ou conforto. Enquanto um modelo seminovo pode custar o mesmo valor, estar completo e, ainda, ser até mais potente!

É uma escolha que precisa ser colocada na balança, mas quando o consumidor já tem a certeza de que a melhor opção para seu perfil é a compra de um usado ou seminovo, ele só precisa ter um cuidado: o de encontrar o carro ideal, que é aquele que não vai apresentar problemas logo depois da compra, fazendo com que ele se arrependa por não ter optado por um carro zero.

Encontrar esse automóvel não é muito difícil. Nos dias de hoje, em que uma boa parte da população troca de carro com bastante frequência, as lojas e concessionárias estão cheias de seminovos que podem ser uma excelente oportunidade para qualquer comprador. Ao encontrar um carro da sua preferência como cor, ano, modelo, detalhes estéticos, equipamentos, meio caminho já foi andado. O próximo passo, que é o qual você precisará ter mais cautela, é a avaliação desse automóvel!

Avaliar um carro seminovo exige calma e minuciosidade. Por isso, segure a empolgação por comprar um novo carro e avalie todos os pontos abaixo antes de fazer a compra. Somente dessa forma, você terá certeza de que está fazendo um bom negócio e também não terá dor de cabeça futuramente com o seu automóvel. Ter segurança na hora de comprar o automóvel é um dos fatores mais importantes para realizar o sonho da compra ou troca do carro com total tranquilidade!

Como avaliar um carro seminovo?

Confira algumas dicas imprescindíveis para quem está em busca do melhor seminovo.

Test-Drive
Fazer um test drive é uma forma de experimentar o veículo, mas em geral não é suficiente para uma compra segura. Ao rodar por um ou dois quilômetros, provavelmente o interessado em um veículo só terá tempo de notar seus pontos positivos. Procure saber no mercado ou busque na Internet por mais informações sobre a marca e o modelo para saber se existem reclamações sobre problemas recorrentes ou consumidores insatisfeitos com a marca ou modelo em questão.

Carroceria
Você pode colocar um pedaço de imã em um pano e passar sobre a lataria. Se o imã se desprender em algum ponto é porque existe massa de reparo. Procure também por pequenos amassados e ondulações, que indicam que o carro já foi batido.

Pintura
Se puder, observe o carro de um lugar com muita luz e procure por diferenças de coloração na lataria e manchas de tinta nos frisos e borrachas. Se houver alguma destas anormalidades, pode ser que já houve reparação na pintura por conta de batidas. Confira também se há ferrugens nas extremidades da lataria, embaixo dos tapetes, nos para-lamas ou dentro do porta-malas.

Pneus
Procure por ranhuras nos pneus. Elas podem indicar problemas de suspensão, balanceamento ou alinhamento caso estejam mais gastas de um lado do que de outro. Verifique também se a marca e modelo dos pneus é o mesmo, caso contrário pergunte ao vendedor porque os mesmos são diferentes.

Vidros
Fique atento aos vidros. Cheque se eles têm um número de chassi ou se apresentam algum tipo de trincado. Certifique-se de que o porta-malas, o capô e as portas encaixam bem quando fechados.

Amortecedores
Talvez os amortecedores precisem ser substituídos. Balance o carro perto de cada roda. Se ele continuar balançando depois que você se afastar, será preciso trocá-los. Ligue o carro e observe a cor da fumaça que sai do escapamento. Se for branca ou azul, o motor não está queimando o óleo e está com problemas.

Painel
Teste o desembaçador, limpadores, luz do freio, indicador de temperatura, setas, faróis e outros comandos do carro. Confira também as travas das portas, mecanismos dos bancos, estofamento, entre outros itens.

Equipamentos de segurança
A chave de roda, o triângulo de sinalização e o estepe precisam estar em ordem. Peça para ver se a data de fabricação dos cintos de segurança é a mesma do documento de propriedade do veículo. Pergunte o que aconteceu, caso sejam diferentes, e teste se estão fechando de maneira correta.

Freios
Pise no pedal do freio com o carro em ponto morto. Caso você sinta dificuldade ao baixar o pedal rapidamente, isso pode ser um sinal de que há vazamento no fluído do freio.

Documentação
Compare os números do chassi no próprio veículo. Eles devem ser iguais aos que constam no certificado de propriedade, além de alinhados com espaçamentos regulares e contornos uniformes. Verifique se há na nota fiscal ou recibo de compra do seu veículo a expressão "venda no estado". Se sim, significa que o veículo não está em perfeitas condições. Solicite ao fornecedor que especifique na nota todos os problemas existentes.

Atente para a veracidade de informações (como CNPJ ou CPF, endereço e canais de contato) sobre a sede do fornecedor. Na receita federal você poderá consultar a situação cadastral de pessoa física e jurídica.
No momento da negociação prefira os documentos originais do veículo e verifique-os junto aos órgãos oficiais competentes. No caso de carro importado, exija a 4ª via de importação.

Jamais efetue a compra antes de verificar na Polícia Civil se o veículo em questão não foi furtado.

Consultas
O Detran é o órgão executivo que, entre outras atribuições, administra a documentação dos veículos e condutores, consulta de infrações e multas entre outras informações: www.detran.sp.gov.br
 
IPVA: consulte aqui o valor do IPVA de veículos no Estado de São Paulo http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/

Fenaseg Associação sindical do setor de seguros que possui um banco de dados com informações de veículos segurados que sofreram sinistros, objeto de indenização integral. www.fenaseg.org.br
 
Depois dessas avaliações sinta-se preparado para comprar seu automóvel seminovo. Depois, é só curtir por aí, cuidando sempre muito bem do seu novo bem e, é claro, respeitando às leis de trânsito!

Veja mais notícias