CNH: aulas com simulador já são obrigatórias

Publicado em: 07/01/2014

Aulas com simulador já são obrigatórias

Passou a valer desde a última quarta-feira, 1º de janeiro de 2014, a regulamentação federal do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê a obrigatoriedade de aulas no simulador de direção veicular para quem vai obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

O treinamento no simulador será realizado antes das aulas práticas, sendo o mínimo de cinco aulas com 30 minutos de duração cada. O equipamento é como um videogame e simula ações que retratam a realidade do dia-a-dia no trânsito. O nível e a dificuldade aumentam a cada aula, que começa com conceitos básicos até chegar a situações de adversidades, como o trafego em vias de muito movimento, pista escorregadia, trechos sob neblina, entre outras.

O uso do simulador não tem caráter eliminatório e não diminui o número mínimo de aulas práticas exigidas, que são 20 aulas de 50 minutos cada. A nova medida vale apenas para quem deu início ao processo de obtenção da CNH em 2014. Aqueles que já iniciaram a emissão do documento em 2013 não precisam passar pelas atividades do simulador.

Você que está tirando a Carteira Nacional de Habilitação já possui carro? Que tal programar a compra de um por meio do consórcio? Nesta modalidade de compra, os planos são completamente facilitados. Não é preciso dar entrada e as parcelas são livres de juros. Faça uma simulação com o valor de veículo que deseja comprar e confira todas as vantagens do Consórcio de Automóveis!


Veja mais notícias