Clientes de consórcios são mais fieis

Publicado em: 22/09/2011

Os clientes que escolhem comprar veículos através de consórcios são mais fieis. A taxa de inadimplência de contemplados em consórcios girava um torno de 3% em maio deste ano, informou o presidente da Abac, Paulo Rossi, ao jornal DCI.  A taxa de inadimplência de um consórcio de veículos em maio deste ano era de 2,8%, nos financiamentos era de 4%.

Um dos motivos para isso acontecer é porque as parcelas de consórcios são muito menores do que as de financiamentos. O valor total pago em um consórcio fica entre 30% e 60% menor do que o valor de um financiamento e o tempo de pagamento também é, geralmente, menor.

Os consórcios não utilizam de recursos da poupança. O dinheiro usado para contemplar os cotistas é arrecado no próprio grupo, através das parcelas pagas mensalmente pelos consorciados. Assim, não há juros. E por não ter juros, o consórcio consegue minimizar em quase 50% o tempo de pagamento de parcelas e diminuir sensivelmente o valor das mensalidades.

Com parcelas menores, que cabem no orçamento, as pessoas não deixam de pagar. Além disso, se inadimplente ele não poderá ser contemplado no consórcio de automóvel, mesmo que seja sorteado na assembleia. Isso faz com que os consorciados sejam mais fieis.


Veja mais notícias