Carteira de Habilitação terá novo modelo em 2015

Publicado em: 11/12/2014

Carteira de Habilitação terá novo modelo em 2015

Em busca de maior segurança contra falsificação ou adulteração, a Carteira Nacional de Habilitação passará por mudanças e a partir do segundo semestre do próximo ano deverá chegar com um novo modelo.

A mudança traz consigo 28 dispositivos de segurança extremamente modernos, que vão facilitar a identificação de fraudes. Entre eles há um código cifrado com informações criptografadas que poderá ser lido por agentes de trânsito com o uso de aplicativos de celulares.

A modificação no documento será no mês de julho do próximo ano, mas o motorista que tem o modelo atual não precisa trocar a CNH. A nova carteira só será obrigatória para quem for tirar a permissão (1ª CNH) emitida a partir dessa data ou para renovação e substituição da mesma em casos como perda e roubo.

Além da CNH, documentos como Certificado de Registro de Veículo e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo também vão sofrer mudanças e contar com mais dispositivos de segurança, também com o objetivo de evitar falsificações e fraudes no pagamento de licenciamento e Imposto de Propriedade de Veículo Automotor.

O novo modelo dos documentos foi elaborado em conjunto pelo Denatran, Conselho Nacional de Trânsito, Polícia Federal, e Departamentos de Trânsito dos estados.


Veja mais notícias