Carta de consórcio: posso comprar carros novos ou usados?

Publicado em: 12/04/2017
Carta de consórcio: posso comprar carros novos ou usados? (Foto: Divulgação)

Entre todas as dúvidas que surgem aos consumidores quando o assunto é consórcio, a principal delas é sobre qual modelo de automóvel comprar. “Eu posso comprar o carro que eu quiser?” e “E se eu optar por um carro usado?” são perguntas que os vendedores de consórcio estão habituados a receber e as respostas, para alguns, pode surpreender!

Muita gente pensa que para comprar um automóvel por meio do consórcio, ele precisa ser zerinho, direto da fábrica. Engana-se. A carta de consórcio em geral, te oferece a oportunidade de comprar o carro que você quiser, seja ele novo, seminovo, mais antigo, de qualquer marca, ano, cor ou modelo. É isso mesmo! Além da facilidade de pagamento, quem comprar pelo consórcio vai contar com mais essa vantagem.

Mercado

Como os tempos não são dos melhores e o mercado tem que lidar com a inflação e os juros altos, o sistema de consórcios passou a ser a primeira opção de compra para milhares de brasileiros, que buscam por mais economia e facilidade na hora de pagar parcelado. De acordo com dados da assessoria econômica da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), o fechamento do primeiro bimestre de 2017 resultou em um forte crescimento no setor, que avançou 8,5% nas adesões nos diversos setores e se mostrou realmente a melhor alternativa para quem deseja adquirir um automóvel mesmo em momentos de dificuldades da economia.

O consórcio de veículos leves, que envolve automóveis, camionetas e utilitários,  registrou alta de mais de 7% nesse período, em relação aos mesmos dois meses do ano passado, movimentando um bom dinheiro no mercado econômico.

Perfeito para quem não tem pressa em adquirir o bem, o sistema de consórcios é ideal para quem gosta e pode planejar a compra do carro. Com a modalidade, você paga as mensalidades enquanto aguarda ser sorteado (o que pode acontecer desde o primeiro até o último mês de duração do grupo escolhido). Porém, se o consumidor quiser o carro com mais rapidez ou, ainda, não quiser esperar ser sorteado, é possível ofertar lances e assim tentar adiantar o momento da contemplação.

Usados e seminovos

Voltando ao assunto inicial, há muitos consumidores que preferem adquirir um carro usado e os motivos não são poucos. Os argumentos a favor dessa compra leva muita gente a desistir do carro 0 e investir no seminovo. Quem está na dúvida deve colocar na balança todos os pontos positivos e negativos e, então, decidir qual das duas opções é a melhor.

Um dos principais motivos para os consumidores escolherem os modelos usados é o preço. Como os carros novos sofrem com os altos valores praticados pelas montadoras, o consumidor tem ficado de olho nos seminovos, aqueles que compõem o mercado de carros com até três anos de uso, setor que se mantém em crescimento no país.
 
Um veículo seminovo pode ser até a metade do valor de um automóvel zero, e ainda ter poucos quilômetros rodados. Hoje em dia, as garantias oferecidas pelas concessionárias estão cada vez maiores, por isso, em muitos casos, quem comprar um seminovo de 2, 3 anos de uso (ou até mais), ainda pode desfrutar da garantia de fábrica. É que a transferência de dono não anula a garantia do carro se ela ainda estiver na validade. Esse é um ponto bem interessante, não acha?

Além disso, outra vantagem é que um seminovo sai mais barato e não tem tanta desvalorização quanto tem um carro novo ao sair da fábrica. E mais, o seminovo pode estar muito mais completo, com sistema multimídia, som, vidros e travas elétricas, rodas de liga leve, entre muitos outros equipamentos e ainda assim ser mais barato que um carro zero do modelo de entrada, com praticamente nenhum equipamento destes citados.
 
Ainda falando em custos, vale ressaltar também que o valor do seguro para um carro seminovo é mais barato que o de um carro novo. O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) também deve ser menor, da mesma forma que a regularização quanto à documentação do automóvel. Para o carro usado, basta pagar uma taxa de transferência, que não é considerada tão alta. Já para fazer toda a documentação de um carro novo, o consumidor precisa desembolsar um pouco mais.

Dicas ao comprar carros seminovos/usados

Se você vai comprar um seminovo, não custa seguir essas dicas para tentar fazer o melhor negócio:

Pesquise
Pergunte nas oficinas, faça uma busca no mercado em geral ou pela Internet e pesquise sobre a marca e o modelo. Você saberá se existem e quais são as reclamações sobre problemas recorrentes ou consumidores insatisfeitos com a marca ou modelo.

Test-drive
Não é somente nas concessionárias em que é possível fazer um test-drive não. Dar uma volta e sentir o carro faz toda a diferença na hora de escolher qual modelo comprar.

Carroceria
Uma dica é colocar um pedaço de imã em um pano e passar sobre a lataria do carro. Se o imã se desprender em algum ponto é porque pode existir massa de reparo, mostrando que o carro já pode ter sido batido. Aproveite e procure por pequenos amassados e ondulações.

Pintura
Se puder, observe o carro em um lugar bem iluminado e procure por diferenças de coloração na lataria e manchas de tinta nos frisos e borrachas para saber se houve algum tipo de reparação na pintura, que geralmente se dá por conta de batidas. Confira também se há ferrugens nas extremidades da lataria, embaixo dos tapetes, nos para-lamas e dentro do porta-malas.

Pneus
Procure por ranhuras nos pneus. Elas podem indicar problemas de suspensão, balanceamento ou alinhamento caso estejam mais gastas de um lado do que de outro.

Vidros e portas
Confira os vidros do carro e observe se eles têm número de chassi, se apresentam algum tipo de trincado. Certifique-se também de que o porta-malas, o capô e as portas encaixam perfeitamente quando fechados.

Painel
Vale a pena testar o desembaçador, limpadores, luz do freio, indicador de temperatura, setas, faróis e todos os outros comandos do carro.

Documentação
Um dos pontos de extrema importância é a documentação do carro. Compare os números do chassi no próprio veículo. Eles devem ser iguais aos que constam no certificado de propriedade, além de alinhados com espaçamentos regulares e contornos uniformes.

Atente para a veracidade de informações (como CNPJ, endereço e canais de contato) sobre a sede do fornecedor. Na receita federal você poderá consultar a situação cadastral de pessoa física e jurídica. No momento da negociação prefira os documentos originais do veículo e verifique-os junto aos órgãos oficiais competentes. No caso de carro importado, exija a 4ª via de importação.

Consultas
O Detran é o órgão executivo que, entre outras atribuições, administra a documentação dos veículos e condutores, consulta de infrações e multas entre outras informações: www.detran.sp.gov.br

IPVA - Consulte aqui o valor do IPVA de veículos no Estado de São Paulo: http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/

Carros novos

Mesmo com todas as vantagens aparentes da compra do seminovo, há quem não abra mão do zero-quilômetro. Considerado um sonho para muitos, a compra de um carro diretamente da fábrica tem aquele gostinho bom, não é mesmo?
 
Você pode pagar até um pouquinho a mais, mas a grande vantagem que se sobressai é que, com um carro novo, difícilmente você terá dor de cabeça com manutenção e problemas mecânicos. Você pode estar seguro quanto à segurança do carro, à validade e o bom estado de todas as suas peças, assim como a garantia, que pode ir de 1 a 6 anos, dependendo da marca e do modelo do carro.
 
Ao adquirir um automóvel novo, você contará com tudo o que há de mais moderno no mercado automotivo, como os equipamentos de série (lembrando que mesmo se você optar pelos modelos de entrada, eles já virão, obrigatoriamente de fábrica com airbag e freios ABS), além de novas tecnologias e recursos.

Faça uma simulação

Quando você se decidir por qual modelo comprar, novo ou seminovo, lembre-se de que o consórcio oferece os melhores planos de parcelamento do mercado, além de muitas outras vantagens que você já companham aqui, em nosso site.
 
Ao realizar uma simulação de compra, você fica sabendo mais detalhes dos planos oferecidos pelo consórcio. Aparecerão na sua tela os valores mensais, o número de parcelas, entre outras particularidades. Veja como é fácil, prático e barato! Caso tenha alguma dúvida, solicite uma ligação e um dos nossos consultores entrará em contato com você para ajudar.
 
O Consórcio de Automóveis é autorizado, fiscalizado e garantido pelo Banco Central do Brasil, trazendo ainda mais segurança à sua compra. Aproveite essa chance!

Veja mais notícias