Carros menos poluentes terão IPI menor, segundo governo

Publicado em: 04/10/2012

Durante a apresentação do Inovar Auto, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse que os fabricantes de carros que atenderem aos requisitos do novo regime automotivo não terão o Imposto Sobre Produtos Industriais (IPI) elevado em 30 pontos percentuais.

O Inovar Auto vigorará entre 2013 e 2017 e a intenção é que o país ganhe carros melhores, mais eficientes, modernos e com menor emissão de carbono, além de preços mais baixos.

Além disso, o ministro acrescentou que haverá um desconto a mais de até dois pontos percentuais no IPI para as marcas que realizem investimentos em inovação, engenharia de produção e componentes industriais. Aquelas que atingirem metas de redução no gasto de combustível também poderão obter mais um desconto de até dois pontos percentuais.

A meta do governo é que as fabricantes de automóveis cheguem, em 2016, com o consumo de 17,26 quilômetros por litro. Atualmente, a média está em 14 quilômetros por litro. Já para o etanol a meta é chegar ao consumo de 11,96 quilômetros por litro, contra os 9,7 quilômetros por litro atuais.


Veja mais notícias