Carros mais caros com fim do acordo com o México

Publicado em: 06/02/2012

Carros mais caros com fim do acordo com o México

Fim do acordo entre Brasil e México vai encarecer os carros que são fabricados nas cidades mexicanas. O aumento do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) que seria cobrado enquanto o acordo valia, agora deve ser repassado aos veículos importados. Somente os países participantes do Mercosul continuariam a ter a isenção do imposto.

A Nissan, montadora que possui 50% da sua linha de carros produzidas no México, seria uma das mais prejudicadas com a nova situação de importação de veículos. A Volkswagen terá de mudar alguns planos. A ideia da empresa era trazer o Polo sedã e o Golf Hatch do México.

Para a Fiat, a mudança vai afetar a importação do Freemont e do 500.  Dos veículos da Chrysler o PT Cruiser, o SUV Dodge Journey e a picape Dodge RAM estão na lista de importados. A Chevrolet e Honda devem ter aumento de IPI na importação da Captiva e do CR-V.

Segundo o jornal Valor Econômico, a presidente Dilma Roussef está insatisfeita com o déficit entre importação e exportação de veículos nos dois países. O Brasil exportou bem menos do que importou, quase 1,6 bi de diferença.  


Veja mais notícias