Carro que voa começa a ser produzido nos EUA

Publicado em: 21/03/2012

Carro que voa

Quantos filmes já não mostraram carros que voam como o futuro do mundo? Parece que finalmente chegamos ao futuro. Após seis anos fazendo o planejamento, a Terrafugia, empresa americana, começou a produzir o Transition, um carro-avião. Cem pessoas já reservaram uma unidade do modelo que chegará ao mercado a partir de US$ 279 mi, aproximadamente R$ 506 mil, e alguns receberão seus veículos até o final deste ano.

A apresentação do carro-avião acontecerá no início do próximo mês, no Salão de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Os orgãos do país classificaram o veículo como uma “aeronave esportiva leve”. A capacidade é para dois ocupantes e o tanque, de 87 litros, pode ser apastecido com gasolina comum. O motor é um Rotax 101 cavalos que chega a 105 km/h na estrada e que consome 14,9 km/l. No ar a velocidade pode chegar a 172 km/h e a autonomia é de 724 km.

Em 30 segundos, apenas com o toque de um botão, o avião tem suas asas dobradas e passa de 8 metros de largura para 2,3 metros. Pensando em possíveis impactos com pássaros, o para-brisa do Transition e as janelas são de plástico, e seus pneus são especiais para pouso. A fabricante afirma que para pilotá-lo basta fazer um treinamento de vinte horas.


Veja mais notícias