Carro que polui pagará mais imposto

Publicado em: 16/07/2012

A redução do IPI começou a valer em maio e vale até dia 31 de agosto, mas o governo tem novas propostas que podem ajudar o consumidor a reduzir gastos. Esta sendo preparado um decreto exigindo mudanças nos motores para tornar os carros feitos no Brasil sejam tão eficientes quanto os produzidos nos Estados Unidos, Coreia do Sul, China e Japão.

A proposta é que até 2017 as montadoras nacionais cortem, em média, quase um quarto das emissões de gás carbônico para que não recebam um aumento de imposto. Será a primeira vez que os fabricantes serão obrigados a assumir meta de eficiência energética.

Com esta medida, o consumidor conseguirá reduzir seus gastos com combustível e haverá redução nas emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global. Desta forma, a indústria brasileira será colocada em melhores condições para competir no mercado externo, recuperando as exportações.

Os carros produzidos hoje no Brasil saem das montadoras emitindo, em média, 171 gramas de gás carbônico por quilômetro rodado. O número cairá para 130 gramas em 2017, segundo as diretrizes do decreto.


Veja mais notícias