Bancos restringem financiamentos, consórcio é melhor opção

Publicado em: 17/05/2012

Os altos juros dos financiamentos de veículos têm levado a um proporcional índice de inadimplência. Agora, o prazo para que um financiamento seja aceito está muito mais longo e  a liberação de crédito  muito mais burocrática.

A classe C, que era a principal consumidora de carros populares nos últimos anos, está longe das lojas.  Nos últimos meses, financiar um automóvel sem entrada e por períodos mais longos para diminuir a parcela é uma operação quase impossível.

O índice de inadimplência dobrou de 2011 para 2012 e, em março deste ano, bateu o recorde do período (5,7%).  A alta fez com que as financeiras e bancos decidissem por fazer restrições de crédito.

OPÇÃO - Quem precisa comprar seu veículo, e não pode pagar os juros altos dos financiamentos ou não atende aos requisitos para ter seu crédito liberado, pode optar por um consórcio de automóveis.

O consórcio de carros é uma forma menos burocrática de comprar seu veículo. Não é preciso dar entrada, ter avalista e não existe a correção dos juros, apenas uma taxa de administração, que é diluída em parcelas fixas. Para quem quer quer saber mais vantagens do consórcio, é possível fazer uma simulação online através do www.consorciodeautomoveis.com.br.

Com as restrições, as projeções de vendas de carros diminuíram de 4,5% a 6% para entre 3% e 4%, segundo a Federação Nacional de Fabricantes de Veículos (Fenabrave). 


Veja mais notícias