A importância da revisão no carro antes de viajar

Publicado em: 14/12/2015

A importância da revisão no carro antes de viajar

Dezembro chegou e trouxe com ele as comemorações de fim de ano. O mês é palco de confraternizações, Natal, Réveillon e, para alguns, as tão esperadas férias! Centenas de brasileiros “caem” na estrada e vão aproveitar o litoral ou mesmo o interior de suas capitais em busca de diversão ou descanso.

No entanto, é nessa época em que é registrado o maior número de acidentes rodoviários. Dessa forma, antes de viajar, é importante fazer uma revisão no veículo para garantir um passeio tranquilo, livres de imprevistos e surpresas desagradáveis.

Abaixo, você confere algumas dicas sobre o que deve ser checado no seu carro antes de viajar. Confira:

Combustíveis e lubrificantes 

O ideal é sempre abastecer em postos de combustível conhecidos por você, por conta de sua procedência e qualidade. Também é importante não deixar o combustível muito tempo parado no tanque antes da viagem.

Filtros de ar, óleo e combustível

É importante respeitar as trocas desse sistema conforme indicado no manual do proprietário.

Limpador de para brisas

Antes de pegar a estrada, verifique se as borrachas estão em bom estado e se os encaixes das hastes estão seguros.

Freios

Fique atento a ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal de freio duro. Além disso, sem verifique o nível do fluído de freio e possíveis vazamentos.

Velas e cabos

Uma falha neste sistema pode ocasionar desgaste prematuro e comprometer a vida útil de outros componentes. As velas devem ser examinadas a cada 10 mil km rodados e os cabos trocados a cada 50 mil km.

Suspensão

É importante checar o sistema de amortecimento e estabilidade do carro. Além disso, componentes como molas, buchas, bandejas, pivôs e terminais também precisam ser inspecionados para evitar problemas.

Correia dentada

A troca da correia dentada deve ser efetuada, em média, a cada 50 mil km. Mas é importante prevenir problemas com uma verificação a cada 15 mil km. Lembrando que o rompimento desta peça pode danificar gravemente o motor.

Sistema elétrico, faróis e lâmpadas

Antes de pegar a estrada, realize a inspeção na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro. Vale lembrar a importância de não deixar dispositivos elétricos funcionando por muito tempo, como o rádio, caso o motor esteja desligado.

Pneus

Mantenha os pneus calibrados, incluindo o estepe. Uma boa dica é fazer um rodízio periódico para equilibrar os desgastes irregulares. O balanceamento é indicado quando você sentir vibrações no volante e o alinhamento, quando houver desequilíbrio direcional, ou na troca do conjunto.


Veja mais notícias