25 de julho: dia do motorista

Publicado em: 25/07/2012

O dia 25 de julho é conhecido como dia do motorista, por ser comemorado na Igreja Católica como o dia de São Cristovão, santo protetor dos motoristas e viajantes. Muitos fiéis vão à igreja em busca de benção para o motorista e para os veículos.

Mas vale lembrar que, mesmo para quem acredita, o santo não faz o trabalho sozinho. É preciso ter cuidado enquanto dirige e educação, para manter a harmonia no trânsito. Vamos a alguns dicas então!

  1. Cuidado com quem é menor que você. No trânsito, os maiores têm sempre que cuidar dos menores. O caminhão e o ônibus cuidam dos carros, pedestres, motos e ciclistas. Os carros cuidam as motos, ciclistas e pedestres, e assim por diante. Não faça virar uma guerra de quem pode mais, dirija pensando nos demais;
  2. Seja consciente. Não jogue lixo nas ruas. Além de poluir e entupir bueiros, podendo causar enchentes (que podem estragar o seu carro também), você poderá machucar alguém ou causar um acidente;
  3. Use a educação que você recebeu. Sendo paciente e não deixando a cabeça esquentar você com certeza terá um dia mais tranquilo e fará das ruas um lugar melhor;
  4. Não tranque cruzamentos. Se na faixa da frente não há lugar para você, continue esperando, pois se parar em meio a um cruzamento e o sinal fechar, você atrapalhará a todos.
  5. Nem todo mundo gosta do mesmo tipo de música. Mantenha o volume do som de seu automóvel audível apenas para você, afinal, os outros motoristas podem querer escutar outra música.
  6. Não ultrapasse pela esquerda nem pelo acostamento. As regras de trânsito existem para ser cumpridas, não para um “espertinho” ganhar tempo usando o acostamento que está vazio. Todos têm o mesmo direito e assim como você está com pressa, outras pessoas tão podem estar. Aguarde a sua vez.
  7. Dê o exemplo. Se está levando seu filho na escola, é porque quer que ele aprenda e se torne um bom cidadão, certo? Então não faça filas duplas ou mesmo triplas. Você tem que ser o primeiro a dar o exemplo, então ensine-o a respeitar aos demais.
  8. Vai virar à direita ou à esquerda? Então sinalize. Ninguém é obrigado a saber que você não continuará naquela pista.
  9. Respeite para ser respeitado. Vagas exclusivas para idosos, deficientes, caminhões e motos são EXCLUSIVAS. Use o espaço destinado a seu tipo de automóvel, respeitando os demais. Afinal, ninguém gosta de ter seu direito desreipeitado, não é mesmo? Não esqueça também de dar preferência ao pedestre quando ele estiver atravessando a rua e respeitar as placas de trânsito.
  10. Não beba se for dirigir. Lembre-se que quando você bebe seus reflexos mudam e você fica mais propenso a cometer infrações que podem matar a você e a outras pessoas. Além disso, a lei seca possui diversas penalidades para motoristas embreagados.

Veja mais notícias