Revelados os vencedores do Car Group 2013

Publicado em: 27/11/2013

Citroen C3

O Centro de Experimenta­ção e Segurança Viária (CESVI) divulgou na última quinta-feira, dia 24, os ven­­cedores do Prêmio Car Group 2013. A premiação é concedida anualmente aos carros que obtiveram melhores índices de reparabilidade, isto é, aqueles com a melhor relação entre custo e facilidade de reparos.

Criado em 1997, o Car Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu conserto. O Cesvi é o único centro de pesquisa do país dedicado ao estudo da reparação automotiva e a fornecer soluções para a qualificação do setor. O resultado para o consumidor de uma boa pontuação no índice Car Group é a tendência de que os modelos com melhor classificação no ranking tenham valores de seguro mais vantajosos, já que o custo do reparo é utilizado como base para a tarifação de preços pelas seguradoras.

Funciona assim: O CESVI recebe o veículo até mesmo antes de seu lançamento e realiza testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).

Após cada impacto, o veículo é levado a uma oficina-modelo, onde é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo, bem como uma análise individual das peças envolvidas. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group.

O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados. Estão excluídos veículos fora de linha de produção, esportivos fora-de-série, picapes e utilitários com peso superior a 2300 kg.

No total, foram concedidos prêmios para diferentes categorias de hatches, sedãs, utilitários, picapes e minivans. A grande vencedora foi a Citroën, que faturou três prêmios.

Confira a lista com os vencedores de cada segmento:

Hatch compacto – Citroën C3

Hatch médio – Peugeot 308

Hatch compacto off-road – Renault Sandero Stepway

Hatch médio off-road – Suzuki SX4

Minivan compacta – Citroën C3 Picasso

Minivan média – Citroën C4 Picasso

Utilitário esportivo off-road – Suzuki Jimny

Sedã médio – Peugeot 408

Sedã compacto – Toyota Etios Sedan

Picape compacta cabine simples – Volkswagen Saveiro

SW compacta – Volkswagen Spacefox

Todos esses veículos premiados podem ser adquiridos por meio do Consórcio de Automóveis. Escolha o seu, faça uma simulação de compra e tenha os melhores planos para o seu investimento!

 


Veja mais notícias