Quais carros vão subir de preço com o aumento do IPI?

Publicado em: 20/09/2011

Nem todo veículo importado vai ficar mais caro com o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide nos  anunciado na última semana. Veja a lista abaixo.

Como quase toda regra, o aumento do IPI sobre veículos importados tem exceções. Entre os 40 carros estrangeiros mais vendidos no Brasil, metade não deverá ter aumento de preços. Isso porque algumas montadoras não serão afetadas pela veículo fabricado no exteriormedida, se seguirem alguns critérios:

- Ter 65% de peças fabricadas no Brasil ou dentro do Mercosul

- Investir em inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico no país equivalente a pelo menos 0,5% da receita bruta total das vendas.carros importados

- Desenvolver no mínimo seis de 11 atividades no país determinadas pelo governo.

Grande parte dos veículos estrangeiros que chegam ao Brasil é produzida no México e na Argentina, por montadoras que tem fábricas no Brasil, por isso, não deve ter aumento de preços.

De qualquer modo, mesmo os veículos importados que terão aumento no preço, devido a incidência do IPI maior, ainda podem ser adquiridos mais baratos. A medida só poderá ser sentida pelo consumidor conforme se esgotam os estoques de veículos das concessionárias importadoras. Os carros importados deverão custar entre 25% e 28% a mais, segundo calcula a Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva).

 

*Fonte: AutoInforme/ Renavam


Veja mais notícias