Pyeonghwa Motors, uma montadora da Coreia do Norte

Publicado em: 11/04/2013

Pyeonghwa Motors

Estes carros da foto parecem familiares? Pois saiba que eles ainda são fabricados, mas pela montadora norte-coreana Pyeonghwa Motors. Fundada em 1999, a companhia é uma joint-venture (empreendimento conjunto) com a intenção de unificar as duas coreias, e é liderada pela Unificação da Coreia do Sul. Seu nome em português significa “paz”.

Essa montadora é licenciada para produzir veículos como o antigo Siena (que leva o nome de Hwiparam) e o Dobló (que se chama Ppoggugi). Também há carros que foram aproveitados de montadoras chinesas.

Mas por que fabricar automóveis antigos? A resposta é simples: para promover a inclusão social. Na Coreia do Norte há poucas pessoas com o poder aquisitivo para adquirir um lançamento 0 km, então com a produção de carros de gerações passadas a população fica com uma opção viável de poder comprar um veículo novo.

Por enquanto não se sabe sobre o futuro da montadora. No final do ano passado, a Igreja da Unificação pretendia fechar a Pyeonghwa Motors, mesmo com os lucros obtidos. A proposta do diretor executivo, o norte-americano Park Sang-kwon, era de abrir um novo negócio. Mesmo sem saber o futuro do companhia, neste ano ele recebeu, em janeiro, o título de cidadão honorário norte-coreano graças ao seu trabalho realizado.

Você gosta de alguns carros de gerações passadas? Pelo consórcio você também pode adquiri-los sem juros e sem entrada! Saiba mais sobre o consórcio de carros usados e faça uma simulação para saber as condições de parcelamento.  


Veja mais notícias