Os carros com o menor custo de reparo no Brasil

Publicado em: 30/10/2014

Citroen C3 2017
 

Quem vai comprar um carro sempre acaba escolhendo o modelo pelo preço, marca, cor, ano, mas quase nunca pensa nos possíveis custos de reparabilidade. Por isso, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) divulgou a lista de carros com menor custo de reparo no Brasil por categorias.

O instituto faz testes de colisão com os veículos e depois analisa a facilidade e o valor do conserto, dando-lhe pontos. Quanto menor a pontuação, mais simples e barato é o reparo. O grande vencedor dos testes foi o Volkswagen Up!, que com apenas 11 pontos foi o modelo com o menor custo de reparo entre os avaliados.

Entenda o teste

O Cesvi recebe o veículo da fabricante e logo em seguida promove colisões a 15 km/h, pegando 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, conforme normas internacionais.

Após as batidas, o carro vai para uma oficina, onde os especialistas do instituto avaliam a extensão dos danos, peça por peça, e a facilidade do reparo.

O cálculo para a pontuação final leva em consideração os custos do conserto, os tempos de substituição e a cesta básica de peças.

Abaixo, você confere a lista com os vencedores em cada categoria e seus referentes pontos. Lembrando que a pontuação MENOR representa o custo de reparo mais barato. 

Categoria Fabricante Modelo Pontos
Hatch compacto Volkswagen Up! 11
Hatch compacto off-road Renault  Sandero Stepway 31
Hatch médio Peugeot 308 27
Hatch médio off-road Suzuki SX4 41
Minivan compacta Citroën C3 Picasso 29
Picape compacta  Volkswagen Saveiro 25
Sedã compacto Toyota Etios Sedan 14
Sedã médio Peugeot 408 25
Utilitário esportivo off-road Suzuki Jimny 36

 


Veja mais notícias