O que é o fundo comum do consórcio?

Publicado em: 19/09/2012

O consórcio funciona como uma poupança em grupo, por meio da qual os integrantes compram um mesmo tipo de bem sem pagar juros. Mensalmente, os consorciados pagam uma prestação, sendo uma parte deste valor destinada ao Fundo Comum.

Mas o que é o Fundo Comum do consórcio de automóveis? É a soma de uma parte do que cada consorciado paga que é usada para a compra do bem dos consorciados contemplados naquele mês. A cada assembleia, por meio de sorteio ou de lance, um determinado número de consorciados ganha o direito de receber o valor necessário para comprar seu bem, sendo o dinheiro retirado do fundo.

No caso da contemplação por sorteio, o número de cotistas contemplados dependerá do que for estabelecido no contrato de consórcio. Já a contemplação por lance levará em conta o saldo ainda existente no fundo comum mais a soma do lance ofertado. Se esta soma alcançar o valor da carta de crédito, o cotista é contemplado.


Economia consórcio
 

Como calcular o Fundo Comum do consórcio de carro?

Na parcela do consórcio, o fundo comum é responsável pela maior parte do valor pago pelo consorciado. Para calcular quanto será pago por mês para o fundo é preciso dividir o percentual total do bem (100%) pelo tempo de duração do grupo (número de meses), com isso será possível descobrir o percentual do fundo comum.

Em um plano de 120 meses, por exemplo, o percentual pago ao fundo comum por mês será de 0,83%. O cálculo é 100% dividido por 120 meses, o que é igual aos 0,83333%. Supondo que você tenha feito um consórcio de R$ 100 mil, por mês, a parte da parcela correspondente ao fundo comum será igual a R$ 833,33.


Veja mais notícias