Honda terá sua segunda fábrica no Brasil

Publicado em: 29/11/2013

Honda Fit

A Honda Automóveis do Brasil Ltda. (HAB), realizou na última terça-feira, 26 de novembro, a cerimônia que marca o início da construção de sua segunda fábrica de automóveis no país, que está localizada na cidade de Itirapina, no interior do Estado de São Paulo. A nova unidade está a aproximadamente 200 km da capital e 100 km da primeira fábrica de automóveis da marca, que fica em Sumaré.

O evento teve a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin; Takanobu Ito, presidente e CEO da Honda Motor; Masahiro Takedagawa, presidente da Honda South América; além de autoridades municipais, estaduais e federais, fornecedores e concessionários do grupo Honda.

Com o início previsto de suas operações para o segundo semestre de 2015, a fábrica terá capacidade produtiva anual de 120 mil unidades de veículos e deve empregar cerca de 2 mil funcionários. Sua produção, inicialmente será do novo Honda Fit, lançado recentemente no Japão e que substituirá o modelo atual no próximo ano. Ele será montado na fábrica de Sumaré e, no ano seguinte, terá sua produção transferida para a nova fábrica. A intenção da empresa também é aumentar a produção de modelos compactos da mesma categoria do Fit, que possuem alta demanda em escala global.

Incluindo a aquisição do terreno, a compra de equipamentos e a construção do edifício administrativo, o investimento na planta de Itirapina será de aproximadamente R$ 1 bilhão. Somando a capacidade de produção da nova fábrica com a unidade de Sumaré, a empresa chegará à produção anual de 240 mil unidades de veículos.

Honda Vezel

Os executivos da Honda confirmaram ainda a produção do Vezel no Brasil, mas não revelaram quando o jipinho urbano apresentado no Salão de Tóquio começará a ser comercializado no país, apenas que ambas as fábricas têm capacidade para montá-lo. A estimativa é de que esse lançamento seja feito apenas no ano de 2015.


Veja mais notícias