Empregados da Mercedes-Benz têm contrato suspenso

Publicado em: 30/05/2012

A venda de caminhões está em queda desde as mudanças nas regras de emissões do Euro 3 para o Euro 5, entre 2011 e 2012, que geraram antecipação nas compras de caminhões no final do ano passado e fizeram aumentar o preço dos veículos em 15%, segundo sindicalistas e Mercedes-Benz. Além disso, houve aumento no preço do diesel e queda na demanda destes veículos devido a estabilidade na safra de grãos no país.

Com este cenário, houve 9,2% de queda nas vendas de caminhões no primeiro quadrimestre de 21012 e30% de redução na produção, segundo dados da  Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o que ocasionou em negociações entre fabricantes e trabalhadores para evitar demissões.

Nesta semana, a Mercedes-Benz e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC assinaram um acordo que suspende temporariamente o contrato de trabalho de 1500 colaboradoras da unidade produtora de caminhões da marca em São Bernardo do Campo. Esta medida durará cinco meses.

Outras marcas como Volkswagen e Scania também realizaram acordos para reduzir a produção e evitar demissões nas fábricas de caminhões.


Veja mais notícias