É possível entrar em um grupo de consórcio em andamento?

Publicado em: 27/08/2012

Consórcio em andamento: saiba o que é e como funciona

Vamos supor que você queira comprar um carro de R$ 30 mil e que já tenha feito simulação de financiamento de automóveis e descobriu que as parcelas são altas, pois caso não queira dar entrada terá que pagar juros mais elevados. A solução para comprar o carro sem dar entrada, mas sem pagar juros é usar o sistema de consórcios.

O consórcio de automóveis pode ser feito em planos de 50, 60, 70 ou 80 meses quando o consorciado opta por um grupo que está sendo formado. Já quem deseja entrar em um grupo de consórcio em andamento poderá efetuar o pagamento de seu consórcio em um prazo de 50, 60 ou 70 meses.

Como o grupo já estará em andamento, o prazo restante para o novo consorciado pagar seu plano será menor, por isso as parcelas serão maiores. Converse com o vendedor de consórcio e entenda as vantagens deste tipo de grupo.

No consórcio, é possível contar com inúmeros prazos e parcelas. Diante da flexibilidade disponível nessa modalidade de compra, o consorciado pode fazer parte de um grupo conforme os próprios objetivos de compra, sem sobrecarregar o orçamento.

Grupo de consórcio

Grupo no sistema de consórcios é o nome dado ao conjunto de pessoas que adquirem um número exato de cotas, com a finalidade de ter um determinado bem. Reunidos e contribuindo com um valor mensal, por um prazo estabelecido em contrato, formam uma poupança que é destinada para a compra do bem quando o consorciado for contemplado. Todos os grupos da administradora são independentes. Por isso, os recursos de um grupo não podem ser transferidos para outro.

Conheça as formas mais comuns de participação no consórcio

É possível aderir a um grupo de consórcio:

a) em formação: neste caso a administradora ainda está reunindo as pessoas em número suficiente que permita atingir o objetivo do Consórcio, ou seja, contemplação de seus integrantes em prazo predeterminado.
b) já formado (é aquele grupo que já realizou a assembleia de constituição, ou seja, já está operando):
b.1) cota vaga: essa cota está disponível à comercialização. A aquisição da cota é feita diretamente com a administradora.
b.2) cota de transferência: (cessão de contrato de participação com a anuência da administradora): você compra a cota diretamente do consorciado. Você estará assumindo, portanto, integralmente os direitos e as obrigações do consorciado que está sendo substituído.
Para se enquadrar em uma dessas categorias, consulte todos os direitos e deveres envolvidos. Antes de entrar para o consórcio, é importante analisar bem se o prazo do grupo atende os objetivos.

Como fazer parte de um grupo?

Para a sua comodidade, o Consórcio de Automóveis disponibiliza a ferramenta de simulação. Por meio dela, é possível simular a compra de uma ou mais cotas de consórcios, antes mesmo de fazer parte de algum grupo. Confira na sequência, um passo a passo importante para fazer sempre a melhor escolha:

1º Acesse o Simulador do Consórcio de Automóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeautomoveis.com.br/ ;
2º Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º Na sequência, informe os dados pessoais para ajudar a otimizar o atendimento e trazer a alternativa eficaz para o seu objetivo de compra;
5º Pronto! É possível conhecer e fazer uma comparação de planos, valores e vantagens!

Para a sua tranquilidade e segurança, é importante fazer parte de um grupo organizado por uma administradora séria e responsável, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Por se tratar de um meio eficaz e econômico para programar a compra de bens, o consórcio ajuda manter mais disciplina. Confira as inúmeras vantagens do Consórcio de Automóveis e não erre na sua escolha. Faça do sistema de consórcios, a melhor alternativa para realizar o seu sonho.


Veja mais notícias