Dicas para comprar carros novos

Publicado em: 13/10/2016

Estabeleça uma relação entre o dinheiro disponível e o carro desejado. Esteja sempre atualizado com os valores do mercado de veículos, assim dificilmente você fara uma compra por impulso e pagará um valor acima do praticado.

Saiba quais são os carros que ninguém quer. Alguns tipos de veículo são muito difíceis de vender e só devem ser comprados mediante um belo desconto. Os brasileiros preferem automóveis nas cores prata e preto. Carros com cores extravagantes são bastante utilizados por montadoras que lançam um modelo novo, mas costumam encalhar nas lojas.

Outra regra que dita o comportamento do mercado é que quanto mais caro é um carro, mais rápida é sua depreciação. A mesma regra vale para os importados. Veículos fabricados no exterior que vendem pouco no Brasil muitas vezes não possuem uma rede de assistência técnica adequada nem mercado secundário no país.

Fazer um test drive é uma forma de experimentar o veículo, mas em geral não é suficiente para uma compra segura. Ao rodar por um ou dois quilômetros, provavelmente o interessado em um veículo só terá tempo de notar seus pontos positivos. Procure saber no mercado ou busque na Internet por mais informações sobre a marca e o modelo para saber se existem reclamações sobre problemas recorrentes ou consumidores insatisfeitos com está marca ou modelo.

Faça sua escolha baseada no melhor custo x benefício e visite a concessionária desejada para fazer o pedido de compra. Confira se há a disponibilidade de entrega imediata ou se existe lista de espera e qual a sua previsão. É essencial que informações como especificações do veículo (ano, modelo, chassi, cor), a descrição de acessórios básicos e opcionais, condições do pagamento e valor total estejam registradas no pedido de compra ou contrato.

Quando o veículo for entregue, o fornecedor é obrigado a conceder um manual de instruções em português. Leia-o com atenção para saber sobre as informações técnicas do veículo e verifique a garantia contratual e exigências para sua validade.

Não considere as ofertas de pessoas que afirmam ser intermediárias ou funcionárias de fabricantes, pois as fábricas não autorizam, em nenhuma circunstância, que seus funcionários comercializem automóveis novos.

Nunca faça depósitos ou adiantamentos sem ter certeza da idoneidade do vendedor.


Links úteis


Veja mais notícias