Cresce o consórcio de automóveis no primeiro bimestre

Publicado em: 13/04/2020
consórcio de auto

A ABAC (Associação Brasileiras da Administradoras de Consórcio) divulgou os resultados do primeiro bimestre de 2020, ainda sem as recentes medidas governamentais anunciadas pelo governo visando atender as necessidades da economia brasileira em razão da pandemia do COVID-19. Os números mostraram crescimento em todos os setores do sistema de consórcios.

Janeiro e fevereiro registraram crescimento na modalidade, mas com a desaceleração das atividades econômicas, os indicadores deverão ser impactados acompanhando as tendências nacionais. Porém, de acordo com a ABAC, as mudanças de comportamento, impostas pela pandemia, que obrigam trabalhadores e empresas a transferirem suas atividades para casa, em home office, gera expectativas promissoras de novas formas de fazer negócios.

"Ao acreditar em boas perspectivas, esperamos contribuir para o equilíbrio dos negócios do Sistema de Consórcios e da cadeia produtiva, possibilitando, assim, contribuir para que o consumidor realize seus objetivos pessoais, profissionais e empresariais", explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

Resultados Consórcio de automóveis


Com aumento de 16,9% nas adesões e 14,5% nos negócios, os resultados do primeiro bimestre mostraram estar acima da projeção anual de evolução prevista entre 7% e 10% nas vendas. Com o encerramento de vários grupos nos primeiros meses deste ano, o volume de participantes ativos retraiu 5,7%.

Para os mais de 100 mil contemplados nos acumulados de janeiro e fevereiro, os correspondentes créditos concedidos foram potencialmente injetados no mercado interno, proporcionando a participação de 30,3% nas vendas no mercado interno: o equivalente a pouco mais de um veículo leve a cada três vendidos.

Veja mais notícias