Carros importados estão conquistando o consumidor

Publicado em: 27/04/2010

O carro importado está conquistando cada vez mais consumidores. De acordo com a Associação Brasilei­ras das Empresas Importadoras de Veículos (Abeiva), que reúne 22 montadoras, foram comercializadas 8.716 unidades no mês passado, volume 60,7% superior aos 5.422 carros e comerciais leves em­­­placados em fevereiro deste ano.

Já em comparação com março de 2009, o avanço foi ainda mais expressivo. O número de vendas quase triplicou, com salto de 245% no varejo frente às 2.526 unidades do período. “Em março, todo o setor automotivo brasileiro foi bem. Os carros importados acompanharam a tendência de alta e com muita consistência, por te­­rem uma gama bastante ampla de oferta, tecnologia e preços competitivos”, diz José Luiz Gandini, presidente da Abeiva.

A entidade reúne a britânica Aston Martin; Ja­­guar e Land Rover; as alemãs Audi, BMW e Porsche; as americanas Chrys­­ler, Dodge e Jeep; as chinesas Chana, Chery, Effa Motors, Effa Hafei, Hafei Motor, JAC e Jinbei; as coreanas Kia Motors e SsangYong; além de Pagani, Spyker, Suzuki e Volvo.

O aumento das vendas de carros importados, que em seis anos passou de 61,7 mil unidades para as mais de 500 mil previstas para este ano, criou um mercado paralelo de usados de luxo, com lojas especializadas e departamentos específicos nas concessionárias. A grande oferta também torna mais acessível um segmento antes restrito a poucos. Carrões como Mer­­cedes-Benz, BMW e Audi com poucos anos de uso e baixa quilometragem estão roubando clientela de modelos top nacionais zero quilômetro.

Com uma frota maior de importados usados, já não é tão inusitado ver modelos de alto luxo circulando por todas as regiões do país. O receio de potenciais consumidores, principalmente relacionado à questão da segurança, está diminuindo. “O medo da exposição pú­­blica já não é tão significativo”, cons­­tata o executivo de uma marca de luxo.

Para a nova classe social que bro­­­tou no país junto com o crescimento econômico, o importado usado é a porta de entrada para o segmento de alto luxo. Entre 60% e 70% dos novos clientes de usados da Audi são proprietários de mo­­delos mais sofisticados de marcas nacionais que migraram para o primeiro importado, informa Marco Francisco Borrs, gerente de desenvolvimento da rede e de usados da marca.

Os mais procurados por esses consumidores são as versões do A4, com preços entre R$ 80 mil e R$ 120 mil. “Eles têm motor 1.8 turbo, quatro airbags, freio ABS de última geração e vários outros itens que um modelo nacional top não tem”, compara Borrs. A versão nova custa a partir de R$ 140 mil. Alguns dos concorrentes com produção local, como o Toyota Corolla e o Honda Civic, custam, respectivamente, R$ 89 mil e R$ 103 mil nas versões mais completas.


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